Acupuntura: conheça os benefícios do procedimento para a saúde

A acupuntura é um tratamento derivado da medicina chinesa.
O tratamento por acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele, em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos.
O procedimento estimula os nervos sensoriais sob a pele e nos músculos do corpo.
“Isso resulta no corpo produzindo substâncias naturais, como as endorfinas e opióides endógenos para alívio da dor. Essas substâncias naturalmente liberadas são responsáveis pelos efeitos benéficos experimentados com a acupuntura.
Um tratamento contínuo de acupuntura geralmente cria um alívio da dor mais duradouro do que quando um único tratamento é usado”, explica a esteticista Lívia Madsen.
As principais indicações da acupuntura podem assim ser resumidas:
– Dores e processos inflamatórios em geral. A acupuntura tem melhores resultados em dor de origem músculo-esquelética cuja etiologia pode ser trauma, artrose, exercícios repetitivos, tensão emocional, erro de postura, lesão de tecidos moles ou dor orofacial.
– Doenças e patologias psíquicas. Doenças neurovegetativas, psicossomáticas, insônia, estresse, depressão e outros transtornos psíquicos.
– Doenças viscerais como asma, bronquite, gastrite, angina do peito, colite, rinite.
– Doenças e sintomas neurológicos como enxaqueca, cefaléias tensionais, cefaléias cervicogênicas, enxaquecas menstruais, fibromialgia, algumas dores neuropáticas.

Reduz o estresse
“Estudos recentes têm demonstrado que a acupuntura é eficiente neste tratamento porque tem a capacidade de bloquear a produção de hormônios liberados em situações estressantes, como, por exemplo, o cortisol.
E vale lembrar que, embora seja normal passar por algumas situações estressantes ao longo da vida, o estresse crônico pode levar a uma série de complicações, entre elas problemas cardíacos, depressão e até mesmo o sobrepeso. Sim, o estresse engorda, e em grande parte isso se deve a um aumento na produção de cortisol, um dos hormônios que pode causar acúmulo de gordura”, afirma.

Diminui a ansiedade e
sintomas de depressão
De acordo com a esteticista, a acupuntura ajuda a melhorar alguns transtornos emocionais porque trabalha alguns pontos relacionados à produção de hormônios do bem estar, como a endorfina e a serotonina. “A técnica também leva ao relaxamento e a um equilíbrio no fluxo de energia, o que diminui a ansiedade e melhora alguns dos sintomas relacionados à depressão”.

Melhora a dor nas costas
“A dor nas costas – mais especificamente a dor lombar – ainda é o principal motivo que leva as pessoas a procurarem um acupunturista, o que faz sentido quando pesquisas afirmam que de 70 a 85% da população irão ter pelo menos um episódio de dor nas costas durante a vida.
O uso da acupuntura para tratar a dor lombar é bastante documentando na literatura científica, sobretudo, para tratar a dor crônica – que é definida como a dor que persiste por mais de três meses”.

Trata diversos tipos de dores
Além das dores nas costas, os benefícios da acupuntura também abrangem outros tipos de dor crônica e aguda, como artrite, dor no túnel do carpo, cólica menstrual, dor no pescoço, fascite plantar, dor no joelho, tendinite, entre outras. “Como já vimos, isso deve-se ao fato da acupuntura trabalhar determinados pontos com estagnação de energia e restabelecer o equilíbrio do organismo, diminuindo inflamações e aliviando tensões musculares”, pondera Livia.

Acupuntura ajuda a
emagrecer
A acupuntura ajuda a emagrecer visto que trabalha os pontos e órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome, compulsão alimentar, equilíbrio hormonal e até mesmo aos níveis de glicose no sangue.

Diminui problemas
estomacais
“Um estudo publicado por pesquisadores brasileiros concluiu que mais um dos benefícios da acupuntura é aliviar a azia e a má digestão em mulheres grávidas. Durante a pesquisa, um grupo de gestantes recebeu uma combinação de medicamentos e acupuntura, enquanto um segundo grupo foi orientado a fazer modificações na dieta e também recebeu remédios quando necessário”.

Traz alívio para as
dores de cabeça
A acupuntura produz um efeito anti-inflamatório, analgésico e atua como um relaxante muscular, aliviando tanto a cefaleia como a enxaqueca crônica.

Lívia Madsen Lopes – Bacharel em Estética e Especialista em Acupuntura
Rua Vitório Natali de Faveri, 57 – Vila Guilhermina – Cosmópolis
Telefone: (19) 99870 0864

Acelera a recuperação de
lesões
A esteticista ainda afirma que existem pontos específicos de acupuntura que podem aumentar a circulação, reduzir a inflamação e diminuir a formação de cicatrizes, diminuindo o tempo de recuperação das lesões e até mesmo de alguns tipos de cirurgia.