Acupuntura no tratamento da saúde da mulher funciona?

Como funciona? E quais os principais problemas que podem ser tratados?

A resposta para essa pergunta é sim, funciona e é uma grande aliada das mulheres para tratar inúmeros problemas que atingem a saúde feminina. Os mais comuns são: cólicas menstruais, TPM (Tensão Pré-Menstrual), endometriose, fluxo menstrual irregular, infertilidade ou dificuldade em manter a gestação, depressão pós parto, enxaqueca antes, durante ou após o período menstrual, sintomas da menopausa, entre outras.
Assim como na medicina ocidental, a Medicina Tradicional Chinesa entende a mulher como um sistema à parte, diferenciado e mais complexo do que o masculino. Mas como em outras doenças, o princípio da acupuntura é o de equilibrar e promover o fluxo de Qi (energia) no organismo.
O que acontece no corpo feminino é que esse fluxo e equilíbrio de Qi naturalmente sofrem constantes alterações devido ao seu ciclo reprodutivo, perda de sangue menstrual e gravidez.
Segundo a Medicina Chinesa, um dos órgãos mais envolvidos nesse processo é o Fígado, que tem a função de controlar o fluxo de Qi no corpo, e quando essa circulação não está em equilíbrio, a mulher pode sentir, principalmente, cólicas, irritação, dores articulares mais frequentes na região cervical, sono irregular, dor de cabeça, tonturas, entre outros.
Além do Fígado, muitos outros órgãos podem estar envolvidos, como por exemplo, o Baço que nutre o sangue, os Rins que armazenam o Qi, o Coração que abriga o mente. E para se chegar a um diagnóstico mais preciso do que está desequilibrado no organismo da paciente, é necessário fazer uma anamnese detalhada, com várias perguntas, palpação, observação da língua e pulso.
Segundo vários estudos realizados e experiência clínica, a acupuntura tem uma efetividade em torno de 80% no tratamento desses distúrbios, auxiliando, assim, muito as mulheres a terem uma melhor qualidade de vida.

Rodrigo Amaro Andrade, Acupunturista
SATOSP: 1474
GDAE: 00775610747
Tel. 19 99709 3948
Interclínicas – R. Ramos de Azevedo, 57 – Centro