Acupuntura no tratamento das síndromes respiratórias do Outono e Inverno

Técnica é um tratamento seguro, não tem contraindicações e pode ser feita em pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos

Rodrigo Andrade
Acupuntura, Massagem e Hipnose
SATOSP: 1474
GDAE: 00775610747
Atendimento em
Cosmópolis na
INTERCLÍNICAS
R. Ramos de Azevedo 57B,
F. (19) 99709-3948

Nesta época do ano, aumenta muito a incidência de doenças respiratórias devido às mudanças climáticas, como o frio e a secura. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os Pulmões não gostam do clima seco e tendem a ficarem deficientes. A principal função do Pulmão é de governar o Qi (energia) e a respiração. Outra função é controlar e nutrir a pele e o Qi defensivo (energia que protege a pele de fatores patogênicos externos como friagem). Então, se a energia do órgão estiver deficiente, a friagem consegue invadir com facilidade, causando doenças respiratórias recorrentes, o que conhemos como imunidade baixa,
e afeta, principalmente, quem já tem uma predisposição a doenças respiratórias crônicas como, sinusite, rinite, bronquite, tosse, asma, gripe recorrentes, e também doenças de pele, como, dermatites, alergias, psoríase, acnes, entre outras. Já o Pulmão tem a função de nutri-la.

Fatores emocionais
Além do clima, fatores emocionais como tristeza e preocupação podem prejudicar a função dos Pulmões. A tristeza prolongada dispersa a energia do órgão e a preocupação excessiva provoca a estagnação do Qi. Podemos observar facilmente quando uma pessoa fica muito triste por algum motivo, sua imunidade cai e fica gripada com frequência.

Dieta
A dieta também é muito importante para os Pulmões. O consumo excessivo de alimentos frios, gordurosos e crus, como leite, queijo e frituras, por exemplo, pode gerar umidade interna, gerando fleuma no pulmão, ou seja, catarro.
O sedentarismo ou permanecer sentado por longo período curvado sobre uma mesa pode debilitar o Qi do Pulmão, porque o tórax é obstruído e a respiração adequada é dificultada.
Os sintomas mais comuns da deficiência do Pulmão são: falta de ar, tosse, expectoração aquosa, voz debilitada, sudorese diurna, indisposição para falar, aversão ao frio, tristeza e propensão a gripes e resfriados.

Acupuntura
Com a utilização da Acupuntura, é possível tratar e amenizar bastante essas queixas dos pacientes. No tratamento, além da Acupuntura, podem ser utilizadas técnicas de auriculoterapia, fitoterapia, dietoterapia, massagem, ventosaterapia, moxabustão, entre outras, de acordo com a avaliação e a necessidade do paciente.
Quando a pessoa tem um problema crônico e recorrente, o ideal é fazer um tratamento preventivo antes de começar os sintomas e o período do Inverno, pra fortalecer o organismo e a imunidade, mas também é possível tratar durante as crises, eliminando primeiro as queixas e fatores patogênicos e depois fazendo o fortalecimento como um todo.
A Acupuntura é um tratamento seguro, não tem contraindicações e pode ser feita em pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos. Gestantes também podem se beneficiar dessa técnica, mas com algumas restrições de pontos, principalmente, no início da gravidez.