Acupuntura pode ajudar no tratamento da ansiedade

A Acupuntura é uma prática da medicina tradicional chinesa que se baseia na estimulação de certos pontos do corpo, inserindo agulhas na pele. “Embora tenha sido usada desde a antiguidade para tratar a dor, a Organização Mundial da Saúde reconhece-a como eficaz para o tratamento de pelo menos 49 alterações, incluindo ansiedade e estresse crônico”, explica o Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barras de Access Clayton Maciel. Ele completa dizendo que “há muito ceticismo sobre a eficácia da Acupuntura e a falta de estudos fazem com que ela seja considerada um tratamento alternativo, mas, com muitos seguidores na ansiedade de longo prazo e no modo preventivo. Baseia-se no princípio do Qi (pronuncia-se Chi) de corrigir os problemas do fluxo de energia vital do corpo causados por certos distúrbios. Embora cada paciente seja um caso individual, em geral, os seguintes benefícios são concedidos:

BENEFÍCIOS DA
ACUPUNTURA
• Diminui a frequência de ataques de ansiedade. “A Acupuntura visa estabelecer certas mudanças no estilo de vida do paciente que podem ajudá-lo a equilibrar sua mente, como realizar exercícios de Yoga ou Tai Chi”, explica Clayton.
• Pode reduzir sintomas físicos e mentais de outros problemas no paciente. “Na medicina tradicional chinesa, o

Clayton Maciel (Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barras de Access)
Materclin Cosmópolis
Rua Francisco de Mário, 748, Bela Vista IV
Fone: 98249 6959 | 3872 3722

transtorno de ansiedade não é percebido como um distúrbio no cérebro, mas, como um mau funcionamento dos órgãos internos. Na medicina chinesa, órgãos e emoções estão intimamente conectados. Os órgãos podem ser afetados por mudanças na dieta, ambiente, estilo de vida ou fatores hereditários. Portanto, a acupuntura relaciona preocupações e trabalho mental excessivo a um distúrbio no baço”, explica. Ele ainda completa que “a acupuntura classifica a causa dos distúrbios de acordo com o grau em que os órgãos individuais apresentam sinais e sintomas e o grau em que seu Qi é afetado. Em geral, no que diz respeito à ansiedade, os órgãos que apresentam mais problemas são o baço e o coração”.
• A acupuntura não tem efeitos colaterais específicos às drogas, pois não envolve a administração de qualquer substância química ao corpo.
• A Acupuntura é uma prática focada em corrigir a causa do problema e não apenas seus sintomas. Por isso, pode ser considerada “cura. Ela atua no sistema imunológico, hormonal, nervoso, sanguíneo, emocional, etc., com o objetivo de recuperar o equilíbrio da força vital no paciente”, pontua o especialista.

“Finalmente, é importante notar que, em muitos casos, embora a Acupuntura possa ser muito útil no alívio dos estados de estresse e ansiedade, há momentos em que apenas o uso da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas e, no mais grave, a técnica deve ser combinada com o tratamento convencional.
Por esta razão, é totalmente aconselhável seguir um bom controle médico da patologia a ser tratada, independentemente do uso em conjunto com a Acupuntura”, conclui o especialista.