Acupuntura pode ser aliada contra a dor de cabeça

Estudos já comprovaram que técnica tem uma eficácia de até 80% no tratamento da enxaqueca. Em muitos casos, é possível livrar completamente o paciente desse problema

Dores de cabeça são uma das principais queixas dos pacientes nos consultórios médicos. Existem diversos tipos e várias causas de dor de cabeça, sendo que uma das mais comuns e que provoca maiores transtornos para o paciente é a enxaqueca.
Ela atinge ambos os sexos, mas as mulheres são as que mais sofrem desse mal, isso muito devido a relação entre o fígado que é o principal órgão envolvido com a enxaqueca e o sistema reprodutivo feminino, principalmente, no período menstrual, segundo os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa.
Seus sintomas principais são dores geralmente laterais e latejantes, que podem atingir desde a região dos olhos até a nuca, flutuações ou embaçamento da visão, tonturas, náuseas, fotofobia (incômodo com a claridade) entre outros. Esse desequilíbrio pode ser causado por diversos fatores, desde hereditários, má alimentação, principalmente excesso de cafeína, laticínios, açúcar, alimentos gordurosos e condimentados. Fatores climáticos também podem provocar crises, como exposição prolongada ao sol, friagem ou vento.
O uso de aparelhos eletrônicos por longos períodos, como celular, computadores ou televisão também podem gerar crises. Outra questão muito importante e comum são os fatores emocionais, como tensão, estresse, irritação e preocupação.
Pessoas que têm algum desequilíbrio relacionado com o fígado também têm outras queixas como: insônia, dores articulares, principalmente cervical, irritação, intestino ressecado, tonturas, além das dores de cabeça.
Estudos já comprovaram que a Acupuntura tem uma eficácia de até 80% no tratamento da enxaqueca. Em muitos casos, é possível livrar completamente o paciente desse problema; já em outros, é possível controlar as dores, diminuindo a sua frequência e a intensidade.

Rodrigo Amaro Andrade, Acupunturista
SATOSP: 1474
GDAE: 00775610747
Tel. 19 99709 3948
Interclínicas – R. Ramos de Azevedo, 57 – Centro