Aditivo de radiador deve ser trocado para evitar ferrugem

Os fluidos do carro têm diversas funções: eles podem tanto lubrificar componentes metálicos de corrosão, como transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas, no caso do fluido de freio. A durabilidade dos fluidos depende de como é a utilização do veículo, se ele é mais urbano ou rodoviário.

De acordo com o mecânico Everaldo Brito, conhecido como “Baiano”, o aditivo de radiador é muito importante para garantir a integridade do motor de seu carro. “Primeiramente, o aditivo deve ser de qualidade, para que aumente a durabilidade das peças. Algumas das peças localizadas dentro do bloco do motor, se ficarem muito enferrujadas, podem ‘furar’ o motor, e até mesmo vir a fundi-lo”, adverte ele.
Por essa razão, o mecânico informa que o aditivo deve ser trocado de 20 a 30 mil quilômetros rodados, além de ser feita uma limpeza no sistema de arrefecimento e a troca da água.

Outro fluido de importante função é o do limpador de pára-brisa. “É um dos fluidos mais simples, que o próprio motorista pode fazer. Pode-se colocar um produto, detergente com um pouco de água, para que o limpador realize sua função corretamente. Manter este fluido também faz com que as palhetas do limpador durem mais”, esclarece o especialista.

Existe também o fluido da direção hidráulica, sendo um componente muito importante, e que alguns proprietários de carro costumam esquecer. Conforme o especialista, a troca correta do fluido de freio deixa a caixa de direção mais aliviada, além de aumentar a durabilidade da peça. “É recomendado trocar o óleo de direção a cada 15 ou 20 mil quilômetros”, aconselha.

Neste caso, dificilmente, o carro irá apresentar sintomas quando o óleo está acabando, por isso, o motorista deve se atentar à quilometragem. “Somente o mecânico, fazendo uma avaliação, conseguirá saber se já está na hora de fazer a troca do óleo”, explica ele.

Os freios, inclusive, também exigem que uma substituição do óleo seja feita entre 15 a 20 mil quilômetros. “Além do óleo de freio, o profissional que fará a troca deve estar atento à pastilha de freio, que pode estar muito desgastada e precisando ser trocada. Se o carro roda muito em meio urbano, a pastilha irá desgastar-se mais rapidamente do que se ele utiliza mais o meio rodoviário”, informa Everaldo.

Quando o óleo de freio já passou do período de ser substituído, ele pode causar danos ao veículo. “Somente um mecânico especializado consegue perceber quando o óleo de freio está ruim, porque ele fica com um cheiro diferente, perde a capacidade de viscosidade, e pode causar um superaquecimento do sistema de freios”, finaliza.

Everaldo L. Brito, “Baiano” Mecânico Oficina do Baiano

Everaldo L. Brito, “Baiano”
Mecânico
Oficina do Baiano