Adolescente é abordado e confessa que estava ‘trampando’ vendendo drogas

Um adolescente foi apreendido quando tentou fugir de uma abordagem da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), na noite de sexta-feira, no Bairro Cidade Alta.
Uma equipe da ROMU estava em patrulhamento pelo Bairro Cidade Alta quando os Guardas Municipais (GM) avistaram o adolescente em atitude suspeita.
Ao perceber que seria abordado, o menor, 17 anos, entrou correndo para dentro de uma comunidade ao lado, conhecida como ‘Green Ville’.
Os Policiais Municipais desembarcaram da viatura e iniciaram um acompanhamento, a pé, pelas ruas da comunidade.
Em uma das vielas, o adolescente foi visto adentrando em uma das casas do local. Os Policiais conseguiram identificar a casa.
Chegando na casa, eles foram recebidos por outra adolescente, uma menina, estudante, também com 17 anos. Na residência também estava outro rapaz, 19 anos.
O adolescente, que saiu correndo, ainda estava com a sacola de drogas na mão. Aos Policiais, ele confessou que estava ‘trampando’ na viela vendendo drogas.
A menina, que também estava na casa, disse que estava trabalhando como ‘olheira’.
Na sacola que estava com o adolescente foram encontradas porções de crack, cocaína e maconha. Além dos entorpecentes, os Policiais encontraram R$ 100,00.
As três pessoas que estavam na casa foram levadas ao Plantão Policial, para o registro do Boletim de Ocorrência.
Para a Autoridade Policial, o adolescente assumiu a propriedade da droga. Segundo o Delegado, “o crime de tráfico de entorpecentes é elevado a categoria hedionda, demonstrando, assim, sua gravidade perante a sociedade e repugnância social que acaba gerando”.
O Delegado também completou dizendo que “além disso, o adolescente já foi apreendido anteriormente pelo mesmo ato infracional, demonstrando que tornou o crime o meio de vida, não havendo nada mais prejudicial a um menor do que conviver com o mundo do crime, o que influencia na formação de seu caráter, visto que, ao que tudo indica, possuem base familiar desestruturada, cabendo nesses casos ao Estado sua reeducação e reinserção no seio da sociedade; demonstra ainda seu descaso para com o sistema criminal”.
O adolescente foi apreendido e encaminhado para a Audiência de Custódia, na Vara da Infância, no Fórum da cidade Judiciária em Campinas.
Em seguida, o juiz determinou a internação do menor na Fundação Casa.
A outra adolescente, que estava na casa, foi liberada para um curador.
O rapaz, que também foi detido, teve os dados inseridos no Boletim de Ocorrência (B.O.) como testemunha. Ele foi liberado em seguida.
No total, o adolescente portava 133 porções de cocaína, oito pedras de crack e duas trouxinhas de maconha.
Todo o entorpecente será encaminhado para a Polícia Científica.

B.O. 1563/2018