Adulteração ‘grotesca’ da placa chama atenção para carro roubado

Veículo foi comprado de um casal de Sumaré e entregue para o comprador em Paulínia, na Rodoviária

Um veículo roubado foi recuperado por Policiais Militares (PM) graças a uma adulteração grotesca da placa.
A equipe da PM, composta pelos Policiais Cabo Rodrigues e Soldado Wallison, estava em patrulhamento pelas ruas do Bairro Cidade Alta, quando eles avistaram o veículo.
O carro, um Chevrolet Prisma, estava estacionado. No entanto, a placa do veículo chamou a atenção dos Policiais.
Segundo eles, a imitação da placa era grotesta, o que motivou a realização da abordagem e identificação do proprietário do carro.
A placa não apresentava relevo e a numeração estava pintada em uma cor muito forte, diferente do que acontece nas placas originais, mostrando que era uma ‘imitação’.
O lacre do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) também não era compatível aos modelos originais.
O dono do veículo, um ajudante de pintor, 29 anos, morador do Parque dos Trabalhadores, estava próximo ao veículo. Ele se apresentou aos policiais e entregou os documentos pessoais e do veículo.
Os policiais averiguaram a numeração do chassi, que estava constando nos vidros do carro. Por essa verificação, os policiais perceberam que havia diferença entre os números gravados e o que estava no documento apresentado.
Também foram conferidos os números do chassi que são gravados na lataria do carro, embaixo de um dos bancos. Por eles, os policiais também constataram divergência.
Embora o carro estivesse com placas da cidade de São Paulo, de um veículo regular, a numeração do chassi apresentou outra placa. O veículo registrado para aquele chassi era da cidade de Campinas e estava com queixa de roubo.
O roubo do carro aconteceu no dia 27 de abril e foi registrado no 4º Distrito Policial, em Campinas.
Questionado sobre a origem do carro, o Ajudante de Pintor disse que comprou pela internet. A negociação foi feita com um casal, desconhecido, moradores da cidade de Sumaré.
Pelo veículo, o rapaz pagou a quantia de R$ 10 mil, como entrada. O restante do valor seria pago em 40 parcelas no valor de R$ 600,00.
O carro foi entregue em Paulínia, pelo casal, na Rodoviária.
O proprietário do veículo, inclusive, apresentou aos Policiais o seu aparelho celular, onde constava a negociação do Prisma.
Porém, em uma das mensagens, o comprador pergunta aos vendedores qual seria o ‘esquema do carro’. Inclusive, ele questiona se o carro seria NP (Não Pago).
Diante disso, os Policiais deram voz de Prisão pelo crime de receptação e também por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
O Ajudante de Pintor foi levado para delegacia, onde foi indiciado.

Veículos NP (Não Pagos)
A oferta de veículos do tipo Não Pagos (NP) está se tornando comum nos últimos anos através da internet. Veículos são anunciados com preços muito abaixo do valor de mercado, o que acaba chamando a atenção de compradores.

Mas o que são veículos NP?
Um veículo NP foi financiado e não foi pago, como o próprio nome diz. Com as parcelas atrasadas, o carro é vendido e passa a circular normalmente.
Até a instituição financeira pedir a Busca e Apreensão do carro, ele já foi vendido por um preço abaixo do valor do mercado e o golpista fica com o dinheiro.
Muitas vezes, esses carros acabam sendo comprados em nomes de ‘laranjas’. Mas, às vezes, a pessoa empresta o nome para que o veículo seja financiado e vendido em seguida. Assim, uma parte do valor conseguido na venda fica com quem emprestou o nome para o financiamento.

Após o registro do Boletim de Ocorrência (B.O.), o veículo foi levado para o pátio. Um exame Pericial vai ser realizado para confirmar o crime.
O verdadeiro proprietário do carro vai ser avisado sobre a sua localização.

B.O. 1963/2018