Não é de hoje que muitas pessoas buscam por uma carreira ou qualidade de vida mais promissora em outro país. Contudo, a burocracia sempre foi um obstáculo para muitos quando trata-se de documentações, vistos e legalização para permanência em determinados lugares.
Apesar de os Estados Unidos ser um país muito procurado não só pelos brasileiros e ser, também, um dos mais burocráticos, se não for o mais, alguns países, como a Itália, têm acrescido sua parcela de procura por pessoas que pretendem tirar a dupla cidadania.
O Advogado da cidade de Cosmópolis, Dr. Alessandro Mazzonetto, tem conhecimento do assunto e possui, inclusive, a dupla cidadania em relação à Itália. Com experiência no assunto, ele explica. “Sobre a cidadania italiana, o Consulado Geral da Itália em São Paulo vem melhorando o sistema de concessão, através de cadastro único a ser preenchido via internet. Ainda há longa fila de espera. O sistema melhorou, mas, ainda não atende a demanda dos interessados com rapidez”.
Quanto aos documentos necessários, estes merecem atenção e cuidado. “Os documentos básicos para obtenção da cidadania italiana são: Certidão de Nascimento Original do ascendente italiano e todas as demais certidões de casamento e nascimento, até chegar na Certidão de Nascimento do interessado.”Alessandro ainda explica. “Alguns descendentes têm preferido obter o reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Itália, a fim de evitar a longa fila de espera do Consulado. Neste caso, o descendente deverá obter primeiramente o visto de espera concedido na Itália, através de comprovação de residência provisória naquele país. Com a permissão de residência provisória, é possível ingressar com o requerimento de reconhecimento da cidadania na própria prefeitura de residência na Itália, a qual costuma ser respondida em cerca de três meses.Em todos os casos, o interessado deve portar as certidões de nascimento e casamento com extração recente e traduzidas ao idioma italiano”.
Conheça também algumas vantagens: livre circulação nos países da Comunidade Europeia, liberdade ampla para trabalhar e estudar, da mesma forma como qualquer outro cidadão italiano/europeu. Mas, além dos direitos, há também as obrigações, como, por exemplo, manter atualizados seus dados civis no Consulado.