O Banco do Brasil anunciou, nesta semana, o encerramento de pelo menos 222 agências no estado de Estado de São Paulo e 402 agências em todo o país. Segundo a instituição privada, o motivo é focar no Atendimento Digital. O Banco do Brasil anunciou ainda uma reorganização institucional e plano de incentivo à aposentadoria.
Em Cosmópolis, a Agência da Avenida Ester terá suas atividades encerradas e seus respectivos clientes terão transferência da conta automática para a agência da Rua Sete de Setembro. Segundo o BB, os clientes não terão qualquer burocracia para esse processo.
Em nota oficial, a assessoria de imprensa da instituição declarou:
“O Banco vai redimensionar sua estrutura e oferecer plano de incentivo à aposentadoria para público potencial de até 18 mil pessoas. O Banco do Brasil oferece 1.985 unidades de atendimento em São Paulo, sendo 1.485 agências e 500 postos de atendimento. Os clientes do Banco do Brasil também contam com 2.429 correspondentes bancários, 9.632 caixas eletrônicos BB e 6.621 terminais da rede Banco 24h no estado. Com a reorganização, 222 agências serão encerradas e 137 agências serão transformadas em postos de atendimento. O BB permanecerá com uma das maiores redes de atendimento do Estado, com 1.126 agências e 637 postos de atendimento.”
Quadro de funcionários
A nível nacional, o BB possui 109.159 funcionários no País e 18.000 fazem parte do público potencial para adesão voluntária ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada.
A nível estadual, são 29.762 funcionários em São Paulo e 5.615 fazem parte do público potencial do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada, que prevê adesão voluntária.
Rede de atendimento atual
em São Paulo
1.485 agências
500 postos de atendimento.
1.985 unidades de atendimento no total
Reorganização
222 agências serão encerradas
137 agências serão transformadas em postos de atendimento.
Rede de atendimento após a reorganização
1.126 agências
637 postos de atendimento
1.763 unidades de atendimento no total
Apenas com a reorganização de suas unidades, o BB estima redução anual de R$ 750 milhões em despesas, valor que poderá aumentar significativamente a partir da adesão de funcionários ao Plano Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria, que o Banco também anuncia agora.
Revisão da estrutura
As medidas preservam a presença do BB nos municípios em que já atua e vão resultar no encerramento de 31 superintendências regionais, 402 agências e na transformação de outras 379 em postos de atendimento bancário. Em outubro, o BB já havia iniciado o encerramento de outras 51 agências.
A estratégia de ampliação do atendimento por canais digitais prevê a abertura, ainda em 2017, de mais 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais, que irão se somar às 245 já existentes. Essas unidades digitais já atendem a 1,3 milhão de clientes, com expectativa de chegar a 4 milhões até o final de 2017.
Além da ampliação do atendimento digital, a revisão das agências do BB considerou também a localização de unidades próximas entre si, incluindo dependências originadas dos antigos bancos Besc e Nossa Caixa, que foram incorporados pelo BB.
Na Direção Geral, o Banco do Brasil irá encerrar 3 unidades estratégicas, com as transferências de suas funções para outras diretorias do Banco.
Plano de Incentivo
à Aposentadoria
A revisão da estrutura do BB levará à redução de 9.072 vagas no quadro de pessoal. Para a adequação, o BB lançará Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada para público potencial de até 18 mil pessoas que já reúnem condições para se aposentar, com adesão totalmente voluntária.
Será concedido incentivo de desligamento correspondente ao valor de doze salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, a depender do tempo de Banco (entre 15 e 30 anos completos).
Jornada de seis horas
Outra medida refere-se à ampliação do público potencial para adesão à jornada opcional de trabalho de 6 horas diárias. A partir de agora, cerca de 6 mil assessores da Direção Geral e superintendências também poderão aderir voluntariamente à nova jornada.
A adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função, enquanto a jornada será reduzida em 25%. Se considerado o valor da hora trabalhada, haverá aumento de 12% para os funcionários que aderirem à nova jornada.
A jornada de seis horas já foi anteriormente oferecida a funcionários que ocupam cargos comissionados não gerenciais na rede de agências e em órgãos regionais, com 71% de adesão.
Comunicação aos clientes
O encerramento das agências e a implantação das demais medidas ocorrerá ao longo de 2017 e será precedido por ampla comunicação aos clientes em canais diversificados, como o hotsite www.bb.com.br/novoatendimento, SMS, aplicativo para celular, terminais de autoatendimento, além de correspondências e cartazes nas agências.
O Banco também divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 4003-5282 ou 0800 729 5282 para pessoas físicas e 4003-5281 ou 0800 729 5281 para empresas. A Central funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.
A mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.
Além dos pontos físicos, o BB oferece a maioria das transações pelo aplicativo para celular e Internet – canais que mais crescem hoje na preferência dos clientes.
Revisão de Processos
O BB também identificou frentes de atuação para simplificar seus processos. A revisão garante maior celeridade no atendimento e conta com a mudança de demandas administrativas das agências para órgãos internos e uso da tecnologia para automatizar soluções e garantir maior comodidade e conveniência aos clientes.
Novas Práticas de
Gestão de despesas
O Banco iniciará processo de renegociação de valores atualmente pagos para aluguel, manutenção das agências, segurança e transporte de valores. Apenas a revisão da estrutura administrativa anunciada permitirá ao BB reduzir R$ 750 milhões em despesas por ano.