Agosto Dourado: tudo o que você precisa saber sobre amamentação

A alimentação materna interfere na composição do leite, pois muitas substâncias são excretadas no leite materno

O corpo da gestante passa por mudanças, que começam na fecundação, visando a preparação para o parto e a

Cláudio Márcio Dantas
Ginecologista
CRM 72958
Clínica Materclin
F. 3872-2732

amamentação. A elevação dos hormônios da gravidez causa o aumento da vascularização e hipertrofia das glândulas mamárias, o que faz com que as mamas aumentem de volume, levando a maior sensibilidade da mama e do mamilo.
A produção de leite se inicia após o parto, sendo mais rápida no parto normal, após 24h, e na cesárea ocorre após 48h aproximadamente. Antes desse período, existe a produção de colostro, e o início da amamentação o mais cedo possível, ainda na sala de parto, aumenta o vínculo entre mãe e filho e estimula a descida do leite.
Nos primeiros dias, é comum as mamas ficarem ingurgitadas, ou seja, muito cheias de leite, uma vez que ainda não se estabeleceu um ritmo normal de mamada, e a produção ainda está se adequando às necessidades do bebê, bem como o surgimento de fissuras no mamilo, que são ocasionadas pela pega inadequada do bebê, causando dor e, às vezes, podem sangrar durante a amamentação. Nesses casos, a orientação adequada durante o pré-natal e, imediatamente após o parto, na maternidade, ajudam a evitar esses transtornos.
Após esse período, as mamas ficam menos cheias e a produção será o necessário para as necessidades do bebê, ou seja, se ele mamar menos, produzirá menos leite; e ao contrário, se mamar muito, a produção aumentará para suprir a demanda. Podem haver diferenças na produção de leite entre as mamas, uma vez que as mesmas nunca são iguais em seu tamanho, existem diferenças entre os mamilos, fazendo que a pega do bebê seja diferente de uma mama para outra, o que faz que a produção de leite seja maior na mama onde o bebê tem a melhor pega e suga melhor.
A alimentação materna interfere na composição do leite, pois, muitas substâncias são excretadas no leite materno. O álcool deve ser evitado, pois doses mais elevadas produzem diminuição na produção de leite, bem como modifica seu sabor e odor, o que pode levar a recusa por parte do bebê.
Já o chocolate é excretado em pequena quantidade no leite materno, porém, a ingestão de grandes quantidades pela mãe pode ocasionar irritabilidade no bebê e cólicas, efeito esse que pode aumentar se for ingerido junto com o café (ação da cafeína). Sendo assim, como todos os alimentos, sua ingestão deve ser feita com muita moderação, evitando exageros.
Os medicamentos também podem ser eliminados no leite materno, sendo assim, qualquer medicamento usado pela mãe nesse período deve ser informado ao seu pediatra e ao obstetra, para avaliação dos seus riscos e benefícios, bem como a segurança para o bebê.