Agricultor conta como é o dia a dia no pomar

Ele produz goiabas e pêssegos em terras cosmopolenses

A profissão de agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade. Os agricultores são os trabalhadores que, junto aos produtores rurais, têm sido fundamentais para transformar e ampliar o agronegócio nas últimas décadas.

Jorge Kushi – Agricultor

 

Jorge Kushi, de 57 anos, conta que a agricultura está presente na sua vida desde a sua infância. “Nasci e cresci em Valinhos, no sítio do meu pai, onde eram produzidas frutas como figo, uva, pêssego e goiaba”, explica o agricultor.
Há 29 anos, Jorge decidiu vir para Cosmópolis e dar início à produção de goiabas. “Eu vim com minha esposa para Cosmópolis faz 29 anos, onde começamos a produzir goiaba. Atualmente, também produzimos pêssego”.

 

Dados coletados em 2020 pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apontam o agronegócio como um vetor crucial do crescimento econômico nacional. Bens e serviços gerados no agronegócio contabilizaram R$ 1,98 trilhão, ou 27% do PIB brasileiro.
É graças à atividade diária do agricultor que é produzida a maior parte dos alimentos, sobretudo, aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores.

Dia a dia no pomar
Jorge explica que o dia a dia no pomar é complexo e exige muito trabalho. “Nosso dia a dia e de nossos funcionários consiste nos tratos culturais que são poda, raleio dos frutos, ensacamento dos frutos, irrigação, adubação, colheita, seleção dos frutos, entrega…”
Todas as frutas colhidas no pomar do sítio de Jorge são entregues para a rede de Supermercados Enxuto.