Agricultora compartilha caminhada e evolução do trabalho no campo

Andreia Gallinari Balloni e sua família transformam suas vidas com uma horta sustentável e orgânica, levando qualidade e saúde à mesa dos consumidores

Cosmópolis é uma cidade com grande influência rural, é um exemplo claro de como a agricultura familiar pode transformar vidas. Em uma realidade onde a urbanização leva muitos trabalhadores do campo para as indústrias, algumas famílias permanecem fiéis às suas raízes rurais, encontrando sucesso e sustentabilidade na terra. Entre essas famílias está a de Andreia Gallinari Balloni.

Andreia, de 45 anos, lidera a criação de uma horta diversificada, que provê o sustento de sua família. A horta foi estabelecida há 4 anos em um terreno de 2 alqueires e representa um novo começo. “Hoje, possuímos uma estrutura com as mais variadas hortaliças, um sistema de irrigação por gotejamento e aspersão, e 26 nascentes catalogadas no terreno”, explica Andreia.

Os sistemas de irrigação distribuem água por tubos espalhados pela plantação pelo gotejamento e através de um aspersor que simula chuva: aspersão. Além disso, a família possui uma estufa, garantindo a produção de verduras específicas das estações durante o ano todo.

Desde 2018, Andreia e seu marido, Evandro Luiz Balloni, de 47 anos, administram a banca ‘Viva Verde’ na feira, onde vendem seus produtos semanalmente com a ajuda da filha, Gabriela Balloni. “Todo o processo é feito com muito amor e na base da agricultura familiar”, diz Andreia, orgulhosa de seu trabalho com a família. Ela adquiriu experiência em marketing e manipulação de alimentos processados através de cursos e, conseguiram o selo de mercadoria orgânica, garantindo a qualidade de seus produtos.

“Nosso trabalho é agricultura familiar. Trabalhamos em família, com muito estudo e dedicação para levar qualidade e saúde à mesa do consumidor. Praticamos manejo orgânico nas nossas hortaliças para garantir verduras saudáveis aos nossos clientes e amigos. Sempre estamos inovando, buscando técnicas modernas para cultivar. Ao longo destes cinco anos, atingimos nossa meta de crescimento, prestando sempre atenção à qualidade e à nutrição dos nossos produtos. Utilizamos a técnica de malxe, que cobre os canteiros para evitar pragas, e regamos as verduras com água das nascentes do nosso sítio”, explica Andreia.

O atendimento da ‘Viva Verde’ ocorre todas as quintas-feiras na Rua 22 de Abril, 120, no Jardim Planalto, e aos sábados na feira livre. “Temos o carinho de sempre levar verduras de qualidade e fresquinhas para nossos amigos e clientes”, afirma Andreia, que vê a feira como um ponto de encontro e amizade.

Serviço
Banca Viva Verde
Rua 22 de Abril, 120 – Jardim Planalto, das 06h às 12h
Feira Livre aos sábados
Instagram: @vivaverde_verduras