Agricultora cultiva vegetais orgânicos em sua horta e os vende em feiras livres

Andreia é mãe cuidadosa, mulher poderosa, voluntária de coração...

O modo de vida do interior possibilita muitas pessoas viverem da agricultura, seja ela de pequeno ou grande porte. Antigamente, esse estilo de vida era mais comum, antes da grande urbanização, que levou os trabalhadores do campo para as grandes indústrias das capitais. Em Cosmópolis, várias famílias fizeram a vida trabalhando com agricultura, podemos dizer que se trata de uma cidade com bastante influência rural. Entre os diversos moradores da nossa cidade, podemos citar o exemplo de Andrea.
Andreia Gallinari Balloni, de 45 anos, é responsável pela criação de uma horta, com vasta variedade de hortaliças. Tal atividade provém o sustento de sua família. A horta foi criada por Andreia e sua família há 4 anos, em um terreno de 2 alqueires, representando um recomeço na vida. “Hoje em dia, possuímos uma estrutura com as mais variadas hortaliças. Possuímos uma estrutura com as mais variadas hortaliças, possuímos um sistema de irrigação, tanto por gotejamento, quanto por aspersão. No terreno inteiro, temos 26 nascentes catalogadas”. Os tipos de irrigação citados por Andreia se baseiam na distribuição de água por tubos espalhados pela plantação (irrigação por gotejamento) e na chuva artificial, onde um aspersor dispara água para cima, molhando as plantas (irrigação por aspersão). A família ainda possui uma estufa, que os garante verduras específicas das estações durante o ano todo.
Andreia tem uma banca na feira desde 2018, chamada ‘Viva Verde’, a qual administra junto de seu marido, Evandro Luiz Balloni, de 47 anos, onde vendem os produtos semanalmente. “Todo o processo é feito com muito amor e na base da agricultura familiar”, diz Andreia, orgulhosa de seu trabalho com a família. Ela fez cursos e por meio deles adquiriu experiência em marketing e em manipulação de alimentos processados. A proprietária do negócio diz que a família tenta seguir de maneira fiel os princípios de cultivo de alimentos orgânicos, por mais que ainda, infelizmente, não tenham conseguido o selo de mercadoria orgânica.
Além do negócio bem sucedido, a família ainda tem outra atividade para se orgulhar. Em todo mês, Andreia e seu marido utilizam o trator da família para limpar terrenos do Bairro Jardim Primavera, por conta do mato alto. “Tiramos um dia do mês para fazer este serviço voluntário a fim de ajudar a população”, finaliza a agricultora.
Andreia é um exemplo de mãe cuidadosa e, ao mesmo tempo, poderosa, que, juntamente com seu marido, serve de alicerce para manter sua família. É um exemplo de superação e simboliza a real força da mulher trabalhadora cosmopolense.