Agricultores fazem curso de manutenção e operação de tratores

Objetivo é propiciar a aprendizagem, capacitação e potencial empreendedor dos produtores, proprietários e trabalhadores rurais

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Campinas, realizaram, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, o curso de Manutenção e Operação de Tratores Agrícolas.

O curso, ministrado pelo instrutor do SENAR, Ronaldo da Silva Ciati, visa propiciar a aprendizagem, capacitação e potencial empreendedor dos produtores, proprietários e trabalhadores rurais.

A manutenção é o conjunto de operações realizadas, que visa a conservação do trator para mantê-lo em condições de uso. Quando realizada no período certo e de forma correta, garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional.

Para o manuseamento da máquina, é preciso ter conhecimento da legislação de trânsito, segurança, higiene, normas regulamentadoras, preservação do meio ambiente, postura (ergonomia) e precauções contra acidentes no trabalho. Isso fará com que o operador aumente a vida útil da máquina e previna-se de acidentes no campo.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis