Agricultores fazem curso gratuito de Fruticultura Básica

Capacitação ocorre em módulos mensais sendo: instalação da lavoura, manejo e tratos culturais, podas, colheita e comercialização

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Campinas, está realizando, durante o ano, para os agricultores, o curso gratuito de Fruticultura Básica.

A capacitação ocorre em módulos mensais sendo: instalação da lavoura, manejo e tratos culturais, podas, colheita e comercialização.

O curso é ministrado pelo instrutor do SENAR, Diogo Shinohara e tem como objetivo propiciar a aprendizagem e capacitação visando desenvolver o potencial empreendedor dos participantes produtores, proprietários e trabalhadores rurais.

Serão ministradas técnicas econômicas e ecológicas de como produzir mudas frutíferas de espécies variadas, os cuidados na instalação e no planejamento de pomares, bem como no manejo do solo, da planta e das frutas, antes e depois da colheita; informações sobre fisiologia e reguladores vegetais, as principais doenças e pragas que ocorrem nos pomares e seus adequados métodos de controle.

As frutas são fundamentais como complemento alimentar, sendo fontes de vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras indispensáveis ao bom funcionamento do organismo humano. O cultivo de plantas frutíferas se caracteriza por apresentar aspectos importantes no contexto socioeconômico, com utilização intensiva de mão-de-obra, proporciona um grande rendimento por área, sendo por isso uma ótima alternativa para pequenas propriedades rurais. Possibilita o desenvolvimento de agroindústrias, tanto de pequeno quanto de grande porte.

O curso iniciou nos dias 06, 07 e 08 de julho com a instalação da lavoura na propriedade rural Talismã, bairro Quilombo de Cláudio e Terezinha Borelli. Os participantes, totalizando 20 alunos, receberão gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis