Agricultores participam de curso de processamento artesanal de mandioca

Foram ensinadas técnicas de manuseio, como preparar o alimento em receitas salgadas e doces, reaproveitamento dos excedentes, além de cuidados com a limpeza das instalações, equipamentos e utensílios

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou, em parceria com o Sindicato Rural de Campinas e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso processamento artesanal da mandioca destinado a proprietários, produtores e trabalhadores rurais.

A capacitação foi ministrada pela instrutora do SENAR, Alessandra Barbosa Prando, profissionalmente conhecida como “Lê Bottaro”.

As atividades propostas no programa e na publicação têm por finalidade a educação alimentar, o aproveitamento do excedente da produção rural e a valorização da cultura local. O curso teve duração de dois dias, no Espaço Guaiçara (Vânia Sala), bairro rural Campos Salles. Foram ensinadas técnicas de manuseio, como preparar o alimento em receitas salgadas e doces, reaproveitamento dos excedentes, além de cuidados com a limpeza das instalações, equipamentos e utensílios.

As atividades são voltadas para o consumo familiar e têm o caráter educativo, preventivo e apresentam informações básicas sobre nutrição e saúde, educação alimentar e higiene, desde a aquisição da matéria prima até o consumo com vistas à promoção da alimentação adequada e saudável.

Permitem a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e contribuem para que tenham ganhos econômicos indiretos, à medida que possibilitam a redução de despesas familiares com alimentação.

A família rural é orientada sobre como utilizar todas as partes nutritivas dos alimentos com técnicas adequadas, aproveitando as potencialidades e as tradições regionais.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis