Ah o “Brincar”!

“Filho/a, hora do banho. Ah mamãe, deixa eu brincar mais um pouquinho...”

O termo “lúdico” etimologicamente é derivado do Latim “ludus que significa divertir-se e se refere à função de brincar de forma livre e individual, recrear-se e também de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, Quanta alegria e descontração percebemos nas crianças quando estão brincando.
E brincando, estão realizando a atividade principal de suas vidas:
– Aprendem sobre si: as brincadeiras são as primeiras maneiras pelas quais as crianças aprendem e colocam em prática seus gostos, interesses e habilidades, constrói sua auto-estima
– Aprendem sobre o outro: fingindo ser outra pessoa ou até mesmo um animalzinho, experimentam a interpretação de papéis, tendo que entender realidades diferentes da sua.
– Enfrentar medos e novidades: através das brincadeiras, assimilam seus medos e problemas, inclusive de situações cotidianas.
– Resoluções de problemas: quando duas crianças querem desenvolver o mesmo papel ou pegar o mesmo brinquedo.
– Linguagem e comunicação: se prestarmos atenção enquanto as crianças brincam, provavelmente ouviremos algumas palavras e frases que nunca pensaríamos que soubessem. Imitação da mãe, do pai, do professor….

Rosana Helena SassPsicopedagoga Recreação Patotinha F. 19 3872-4828/ 99793-1980

Rosana Helena Sass Psicopedagoga Recreação Patotinha F. 19 3872-4828/ 99793-1980

Criar oportunidades para a criança usar a sua imaginação de forma livre e criativa é fundamental no processo de seu pleno desenvolvimento.
Como?
– Use histórias e convide-a a recontá-la;
– Ofereça bonecos/bonecas, bichos de pelúcia, fantoches. Não tem? Crie com material reciclável;
– Tenha uma “caixa de bugigangas, roupas antigas, chapéus, tampas de vários tamanhos, potes, latas, trecos sem uso, pedaços de madeira, tudo o que tiver em casa que atraia a atenção da criança.

Porém, a verdade é que nenhum material ou brinquedo é mais importante do que o tempo para brincar e explorar “seu mundo”.
Uma rotina cheia de compromissos pode atrapalhar o livre-brincar, apresentar consequências desagradáveis ao passar do tempo. Num tempo da grande velocidade das inovações tecnológicas, o indivíduo é a unidade básica de mudança.
Pra isso, ele deve estar bem, primeiramente consigo mesmo.
Esse processo inicia-se na “infância”.
“A brincadeira é primordial e desenvolve a arte de amar.”
E não seria isso o que está faltando no mundo hoje?