Alcoolismo funcional: entenda o que é e como funciona

“Trecho do livro ‘O vírus do alcoolismo: quando o amor encontra sua sombra’.
A autora Adriana Tanese Nogueira dedica seu livro a todas as mulheres e filhos de alcoólicos. Deseja ela que ‘possam encontrar luz, orientação, força e vitória’ nas páginas de seu livro.
Por considerar uma leitura de alto nível, decidi que deveria partilhar com os leitores do Jornal Gazeta de Cosmópolis, com o mesmo desejo da autora, de que as palavras possam sinalizar novos caminhos e novas oportunidades a todos aqueles que sofrem em decorrência do vício de um familiar.
‘O alcoólico funcional é aquela pessoa que, apesar de dependente da bebida, aparenta ter uma vida normal. Ele funciona no trabalho e na sociedade, porém, nunca na família. É aqui que se percebe que algo está errado.

Natal Marsari é psicólogo e cosmopolense

Externamente de um ponto de vista profissional, ele pode até alcançar excelentes resultados. Muitos profissionais bem sucedidos são alcoólicos. Obviamente, essa realidade não tem como durar para sempre. O alcoólico funcional é até tal idade, até certo grau de dependência. O alcoólico funcional está em profunda negação de sua realidade. Ele ou ela consegue se enganar justamente porque se vê conseguindo funcionar no mundo como se tudo estivesse sob o seu controle… na verdade, nada está normal.
Conhecido como um alcoólico altamente funcional, este indivíduo pode ou não apresentar mudanças relacionadas ao álcool em sua saúde física ou mental ou em seu comportamento cotidiano. Aliás, ele pode parecer estar levando uma vida de sucesso (…)
Entretanto, a aparência externa não poderá esconder por muito tempo as eventuais consequências do consumo de pesadas quantidades de álcool. Por certo tempo, o alcoólico funcional conseguirá enganar a si mesmo e às pessoas à sua volta, vendendo a imagem de que sua vida está indo muito bem e está sob controle. A negação é poderosa nesse tipo de desordem (…).”