Muitas vezes os animais de estimação domésticos apresentam sintomas ou anormalidades que podem parecer inofensivos, porém, muitas vezes, pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora do diagnóstico. É importante estar atento em cada sintoma, pois cada um deles pode representar doenças das mais simples até as mais graves.
Adriano Poletti é Médico Veterinário da clínica veterinária Vila Bicho e explica alguns sintomas que, se diagnosticados e tratados com brevidade, podem salvar a vida dos ‘xodós’: Apatia ou escondidos: inúmeras doenças estão relacionadas com esses sintomas, desde febre devido a uma possível doença do carrapato ou qualquer outra infecção, câncer, dores de coluna ou também uma insuficiência renal. Apatia, geralmente, é a queixa mais freqüente diagnosticada pelos proprietários na rotina clínica. Então, muita atenção a esse sintoma, pois, geralmente, é o primeiro sinal clínico que o proprietário encontra.
Urinar em grande quantidade ou poliúria: Esse sintoma está relacionado com a doença que cada dia aumenta mais os casos de morte em cães e gatos, como a insuficiência renal, outra doença importantíssima que causa a poliúria é a diabetes. A infecção do trato urinário, como a cistite, piometra que é a infecção do útero ou também uma insuficiência hepática, câncer, também causa o aumento do volume urinário.
Respiração ofegante: Este sinal clínico relaciona-se, principalmente, a sintomas de febre, dor, pressão alta, problemas cardíacos, câncer, anemia, doença do carrapato e doenças virais. Não podemos confundir este sintoma com a hiperventilação que os animais fazem quando estão com calor. A hiperventilação pode parecer uma respiração ofegante, porém, o animal faz dessa ventilação a troca de temperatura para poder resfriar seu organismo.
Vômitos: sinal clínico de grande destaque na rotina veterinária relaciona-se a inúmeras doenças, tanto graves como leves. O vômito, geralmente, está relacionado com gastrite, câncer, problemas hepáticos, pancreáticos e renais, e, na grande maioria das vezes, devido a dieta inadequada, a qual causa todas essas doenças relacionados ao vômito. A febre, infecção, doenças virais também podem acompanhar o quadro de vômito e também diversas outras doenças. Muitas pessoas que chegam para uma consulta ou para uma vacina alegam que seus animais, com freqüência, vomitam e, por incrível que pareça, achavam que era normal. Sempre investiguem estes vômitos com seu Médico Veterinário de confiança, pois, está relacionado a doenças ou dieta inadequada.
Diarréia: Sinal clínico também frequente, relaciona-se a doenças virais perigosas como parvovirose, giárdia, cinomose, ou qualquer outro tipo de infecção. Está ligado também a problemas de insuficiência hepática ou renal, verminoses, dieta inadequada, qualidade de ração, ingestão de corpos estranhos, como pedaços de brinquedos, panos ou qualquer outro tipo de objeto que, geralmente, o filhote tem alcance. Sintoma que se não for tratado com rapidez leva o animal à desidratação profunda e hipoglicemia, causando a piora do quadro.
Falta de apetite ou anorexia: Relacionado também a problemas de infecção, tanto virais como bacterianos, febre, gastrite, doença do carrapato, câncer, insuficiência pancreática, hepática e, principalmente, renal, dor, qualidade de ração, ou seja, parou de se alimentar, algo de errado tem e, por isso, devem se preocupar. Em muitos casos, a falta de apetite é o primeiro sintoma de muitas doenças graves.
Tosse: Sintoma grave que deve ser investigado o quanto antes. Relaciona-se, principalmente, a problemas cardíacos, infecções virais e bacterianas, pneumonia, Tosse dos Canis, alergias, câncer, colapso de traquéia, edema pulmonar, mas, principalmente, a problemas cardíacos. Fiquem atentos, especialmente, em animais idosos. A Tosse dos Canis também tem destaque.
Perda de pelos ou pelos opacos: Caracteriza-se, principalmente, a problemas nutricionais, como falta de qualidade da ração. Problemas também de infecções dermatológicas por fungos, bactérias ou ácaros. Anemia, Insuficiência renal ou hepática, doença do carrapato, câncer, uso de produtos tópicos inadequados como banhos de ectoparasiticidas, shampoos ou sabonetes de baixa qualidade. De acordo com a rotina clínica, na maioria dos casos, a qualidade de ração é a que mais afeta os pelos. Sempre devemos dar a melhor ração possível para seu animal, pois, sabemos que a saúde da pele e dos pelos reflete nossa saúde interna. Encontramos rações de qualidade, principalmente, nas rações Super Premium, essas são geralmente o melhor remédio para muitos males.
Dificuldade para andar ou pular: Está relacionado a problemas de coluna, articulares, musculares, obesidade, artrite e artrose. Na maioria dos casos onde temos esse sintoma associado, diagnosticamos problemas de coluna, como hérnias ou bico de papagaio e a maioria desses animais está com o sobrepeso. Um ponto que devemos deixar claro é que a obesidade também é doença. Então, devemos cuidar, com certeza, do peso de nossos animais.
Aumento do volume abdominal e gases: Piometra que é a infecção do útero, problemas com dietas inadequadas, qualidade da ração, carência de fibra na dieta, fecaloma que é o ressecamento das fezes, torção gástrica, ingestão de corpo estranho, como pedaços de brinquedos, panos, galhos etc. Gestação, tumores, insuficiência hepática e verminose.
Mucosas pálidas: anemia, doença do carrapato, pressão arterial baixa, problemas cardíacos, verminoses, desnutrição, dieta de baixa qualidade, hemorragias, câncer, ingestão de veneno, insuficiência hepática, presença de carrapatos e pulgas em abundância, doenças virais, bacterianas e hipoglicemia. Na rotina clínica, esse sinal, inúmeras vezes, está associado à anemia devido a doença do carrapato.
Angústia respiratória: Sintoma grave onde o animal não consegue fazer as trocas gasosas por inúmeros motivos, como pneumonia, atropelamento, hérnia diafragmática, problemas cardíacos, dor profunda, hérnia de disco, anemia, doença do carrapato, ingestão de veneno, hemorragias, câncer, colapso de traquéia e inúmeras outras doenças. Sinal grave que deve ser investigado pelo Médico Veterinário o quanto antes.
Concluímos que todos esses sinais devem ser sempre investigados pelos proprietários e inúmeros problemas citados acima são evitados com a ingestão de ração de qualidade, como as rações da linha Super Premium, check-up anual no médico veterinário, exames de sangue para o diagnóstico preciso das doenças, vacinação com vacina ética, vermifugação e eliminar qualquer possibilidade de acesso do animal à rua, a não ser com a guia de passeio.