Alimentação natural x ração: qual o melhor alimento para o seu cão?

Para fornecer AN ao seu cão, você deve levá-lo a uma consulta com um veterinário nutrólogo

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967

Primeiramente, vamos esclarecer que a alimentação natural, chamada de AN, é uma dieta balanceada prescrita por um veterinário nutrólogo e preparada em casa pelo proprietário do cão. E não é uma dieta com sobras de alimentos usados no consumo humano ou apenas carne com arroz, como muitos pensam.
Para fornecer AN ao seu cão, você deve levá-lo a uma consulta com um veterinário nutrólogo, que pedirá uma série de exames para traçar um perfil do animal e de acordo também com idade, peso, raça, nível de atividade diária, etc., prescreverá uma dieta personalizada e balanceada. Caso você possua mais de um cão, cada um passará por uma consulta e realizará exames para ter sua dieta prescrita separadamente de acordo com suas necessidades.
Depois de ter as dietas em mão, também é necessário ter tempo disponível para a compra dos alimentos prescritos, que devem ser de boa qualidade. Assim como, é preciso ter tempo disponível para preparação dos alimentos, sua pesagem e montagem nas marmitas, que podem ser congeladas e fornecidas ao longo da semana. Ou seja, a alimentação natural possui um alto custo e exige tempo do proprietário, principalmente, se tiver muitos cães.
Embora a AN possua muitas vantagens, entre elas, a facilidade de aceitação pelos cães, caso o proprietário não tenha dinheiro e tempo disponível para fazê-la para seus cães, as rações também são uma ótima opção, pois também são balanceadas.
Existem rações para todas as idades, portes, algumas específicas para determinadas raças. Além de rações medicamentosas para diabéticos, renais, obesos, alérgicos, etc.
É claro que quanto melhor a ração, maior será seu custo. Porém, mesmo as rações mais em conta são balanceadas. É preferível fornecer uma ração intermediária do que fornecer uma dieta caseira desbalanceada.
Portanto, o melhor alimento para o seu cão é aquele que mais se adequar a ele e também a você devido ao seu estilo de vida. Se você estiver disposto a fazer corretamente todos os passos da alimentação natural, com acompanhamento veterinário, é uma excelente opção. Mas, se você precisa de mais praticidade, o veterinário te indicará rações, que embora industrializadas, também atenderão o perfil de seu animal.