Alimentação pet: saúde e bem-estar como prioridades para cães e gatos

Com a crescente importância dos pets nas famílias, os tutores buscam entender melhor as necessidades nutricionais dos seus animais, impulsionando a indústria de alimentos para pets

Nos últimos anos, os cães e gatos começaram a participar dos gastos mensais nos lares e até mesmo parte da lista do supermercado, tornando-os parte da família. Tutores possuem cada vez mais um maior número de animais domésticos, obtendo clara demanda sob a indústria de alimentos pet.
O conhecimento das necessidades mínimas deixou de ser tão importante e, cada vez mais, busca-se entender o papel da nutrição na promoção de saúde, bem-estar e longevidade, bem como as exigências de cada espécie e fases da vida. Como os seres humanos, os animais também precisam de uma alimentação correta para ter uma vida saudável. Os nutrientes são extremamente importantes, como, por exemplo, as proteínas, os lipídios, vitaminas, carboidratos, os minerais e a água.
Os cães possuem exigências diferentes dos gatos; eles possuem uma dieta onívora e suas necessidades são mais variáveis, pois dependem da fase de vida, porte do animal (raça mini, pequena, média, grande e gigante) como também o temperamento e estilo de vida podem influenciar.
Os cães atletas ou muito agitados geralmente necessitam de alimentos ricos em nutrientes com alto valor energético. Já os castrados e sedentários precisam ter a dieta adaptada ao estilo de vida, já que o nível reduzido de atividade física deve ser equilibrado com uma alimentação de baixo teor calórico e de nutrientes especiais para apoiar esta condição.
Nesse contexto, existem rações específicas para essas categorias, como ração de filhote para cães de 1 ano a mais (dependendo da raça e porte), ração de cão adulto (tanto para porte mini, pequeno, médio, grande e gigante), diferenciando os níveis nutricionais de acordo com o tamanho, ração para cão sênior (cães com idade superior a 7 anos), rações super power para aqueles que praticam atividade física intensa e light para os que são castrados, já são ou estão ficando acima do peso.

José Francisco da Costa
Veterinário
Colibri Animal Center
F. (19) 3812.5448/ 3872.4747
@colibrianimalcenter

Já os gatos possuem uma dieta restritamente carnívora, além de terem características peculiares em relação ao manejo e dieta, sendo de extrema importância uma atenção especial quanto à alimentação para garantir uma melhor saúde e bem-estar. Devido ao metabolismo específico, estes animais têm necessidades nutricionais diferentes dos cães, como a maior exigência proteica, aminoácido arginina, vitamina B6 e Taurina. Diferente dos cães, a maioria das formulações de rações para gatos não é dividida de acordo com o tamanho do animal, e sim a fase de vida, condição sexual (castrado ou não castrado) e até mesmo tamanho de pelo (curto ou pelo longo). Os gatos castrados ficam mais sedentários e precisam ter a dieta adaptada ao estilo de vida, já que o nível reduzido de atividade física deve ser equilibrado com uma alimentação de baixo teor calórico e de nutrientes especiais para apoiar esta condição.
Os gatos têm como particularidade ingerir menor quantidade de água durante o dia, portanto, é extremamente importante acrescentar à dieta alimentos úmidos como sachês e patês específicos para a espécie, ajudando assim em parte na ingestão de líquido.
A falta ou excesso de nutrientes pode desequilibrar o sistema fisiológico do animal e predispor o organismo ao mau desenvolvimento corporal e constituição óssea, obesidade, alterações reprodutivas, metabólicas, dentre outros. Uma alimentação adequada ao cão filhote, por exemplo, propicia boas condições para sua saúde e consequentemente para seu desempenho futuro.
Como o próprio nome diz, a suplementação na dieta tem como função suplementar as necessidades específicas, sendo as mais comuns o fortalecimento articular, aumento da imunidade, saúde de pele e pelo, suporte gestacional, manutenção gastrointestinal, funcionamento cardíaco e entre outros que vêm contribuindo para que o animal tenha maior longevidade, contudo esses suplementos alimentares, vitaminas e rações terapêuticas só devem ser acrescentados à dieta sob prescrição do médico veterinário, já que a ração é o alimento completo e balanceado para o animal durante todas as fases da vida, só sendo necessário o acréscimo de ingredientes em casos especiais.