Alimentação pós-Covid na recuperação da doença

Hidratação é uma das principais aliadas no tratamento das infecções. Beba água, água de coco, chás e sucos

A COVID-19 deixa sequelas de maior ou menor grau nos pacientes que estiveram internados. Mas, mesmo os pacientes que não estiveram internados e se infectaram também estão sujeitos a ter alguns sintomas. Muitos dos pacientes que me procuram na clínica relatam sintomas como alterações no paladar, falta de apetite e cansaço ao realizar atividades que antes eram comuns na rotina. A alimentação adequada ajuda a evitar a perda de peso e retomar aos poucos para as atividades diárias.
Preparei para vocês 10 dicas nutricionais importantes para uma melhor recuperação pós-Covid.
1 – A boa hidratação é uma das principais aliadas nas infecções. Beba ao menos 35 ml de água/kg peso ao dia. (Exemplo 60 kg x 35 ml = 2.100 ml por dia). Se tiver dificuldades de beber água, varie entre água de coco, chás gelados e sucos naturais das frutas.
2- Para perda do olfato ou distorção, podemos usar a estratégia de mudança de textura do alimento ou ingerindo uma fruta cítrica após a refeição. Sempre verificar qual alimento que te causa maior intolerância e fazer uma substituição saudável. Optar por alimentos com temperatura mais fria, costumam surtir bom efeito. Balas azedas, mentoladas ou gomas de mascar podem ser consumidas antes e depois de comer caso sua boca esteja seca. Mantenha também uma escovação regular dos dentes.
3- Em casos de diarreia, deve-se aumentar a hidratação e ingerir alimentos com menor teor de fibras, podendo optar por sopas com bastante caldo, sucos de caju ou maçã, legumes cozidos e alimentos com baixo teor de gordura.
4 – Geralmente, em casos mais graves da doença, ocorre grande perda de massa magra, portanto, o aporte protéico deve ser adequado, dando prioridade na ingestão de carnes, leguminosas como feijão e grão de bico, ovos e, se necessário, suplementos protéicos. O ideal é recorrer a utilização de suplementação oral prescrita pelo nutricionista por ao menos 30 dias.
5 – Se você tem alguma doença crônica (Diabetes, Hipertensão, Doença renal), continue com os cuidados na alimentação seguindo as orientações do seu nutricionista.
6 – A VITAMINA D é super importante, é recomendada a exposição adequada à luz solar (no mínimo 3x por semana), além de aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina D (como peixes, cogumelos, ovos e leites e derivados) e, quando houver a prescrição de médico ou nutricionista, a utilização de suplementos. A autoprescrição de vitamina D não é recomendada.
7 – Para melhor saúde intestinal, utilize alimentos ricos em PROBIÓTICOS encontrados em iogurtes, bebidas lácteas fermentadas e PREBIÓTICOS, como chuchu, chicória, biomassa de banana verde, alho e cebola.
8 – É importante acompanhar dia a dia o quanto você está comendo e se está deixando sobras. Caso esteja comendo menos, faça milk-shakes com iogurtes entre as refeições ou às vezes existe a necessidade até de uma suplementação prescrita por um nutricionista.
9 – NÃO se engane, existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Não existe nenhum alimento milagroso para a prevenção ou cura do coronavírus.
10- Se achar necessário, procure ajuda profissional para avaliar a necessidade de suplementação e orientações nutricionais para uma melhor recuperação.

Angelica Almeida
Nutricionista – CRN: 47203-
(19) 98402-4490 – (19)3812-3352
@angelicaalmeidanutri
Clínica Climetra
Rua Expedicionários, 630 Centro