Alongamento: a arte de acordar o corpo

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” Joseph Pilates

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta
Stúdio Sú Montaño
Crefito 139822-F
F. 19 98343-4003

O que é o alongamento?

É também um forma de exercícios físicos, em que o músculos ou tendão é alongado ou flexionado para promover a elasticidade, melhorando a flexibilidade e a amplitude de movimento. Essa capacidade de alongar depende de vários fatores, tais como: herança genética, idade, sexo (mulheres devido ações hormonais e anatômicas, possuem maior flexibilidade), além desses existem outros fatores externos: temperatura, ambientes, entre outros.
O alongamento, de uma forma geral, acaba sendo uma atividade natural e intuitiva, pois percebemos esse movimento tanto em humanos como também nos animais. Se observarmos, quando acordamos, bocejamos e espreguiçamos – são movimentos intuitivos. Os animais também têm essa prática de se alongar. O ioga, por exemplo, tem posturas de alongamentos que foram observados nos animais.
Existem várias controvérsias a respeito do alongamento, no que diz respeito a que hora realizar os exercícios de alongamentos, antes ou após as atividades físicas. Mas o que todos concordam é que o alongamento é fundamental para o condicionamento físico, inclusive pode ser independente mesmo sem a prática de outra atividade física.
Como sabemos, a atividade física é importante para o sistema muscular, porque melhora a eficiência dos músculos. A falta da atividade física pode levar a atrofia dos músculos. Praticar o Método Pilates vai promover a amplitude movimento (ADM), pois os exercícios fortalecem os músculos e estabilizam as partes encurtadas.
O método Pilates trabalha o corpo todo e a mente, resultando em inúmeros benefícios para a saúde. O método, por se tratar de atividade física, possui movimentos que restabelecem a perfeita funcionalidade do corpo como todo, pois atua no ganho de força, principalmente, a estabilizadora e, por realizar exercícios físicos controlados e alongamentos, desenvolve a consciência corporal e o equilíbrio, que é um processo da reeducação dos movimentos.

Benefícios que o alongamento traz:
• Reduz os encurtamentos musculares;
• Alívio das caimbras;
• Melhora das atividades físicas;
• Aumento da amplitude movimento;
• Melhora a qualidade de vida;
• Diminui a sobrecarga muscular;
• Alívio das dores e tensões musculares;
• Auxilia na correção postural;
•Ativa a circulação sanguínea.

Lembrando que o alongamento não deve ser feito de qualquer maneira, pois existem riscos de lesionar. Quando se alonga sem técnica específica para a musculatura, tornam ineficientes os movimentos, além do risco de danos nos tendões, ligamentos e fibras musculares.