Alopecia: conheça mais sobre os tipos, causas, sintomas e tratamento

Pode ser causada por diversos fatores como má alimentação, estresse, uso de medicamentos e outros

Sandra Batista Pacheco Montecino
Terapeuta capilar
Cabeleireira
19 98456 1889
Instagram
@sandrahairtherapy

Alopecia significa diminuição de pelos ou cabelos em parte da cabeça ou do corpo. Na maioria das vezes, afeta, pelo menos, a cabeça. É um problema que acomete homens e mulheres. Quando a perda de pelos acontece em uma área mais delimitada, é chamada de alopecia localizada. Já quando a perda de cabelos afeta todo o couro cabeludo, é chamada alopecia generalizada nos casos dos eflúvios.
As alopecias podem ser congênitas e adquiridas.
Congênitas: Decorrentes de alteração durante o desenvolvimento embrionário (hereditárias ou não) que determina a ausência ou redução de pelos após o nascimento.
Adquiridas: Ao longo da vida, compreendem dois grupos: cicatriciais e não cicatriciais.
Alopecias cicatriciais: São definitivas, caracterizadas pela destruição do folículo piloso e substituído por tecido atrófico cicatricial.
Alopecias não cicatriciais: Resultam na perda de cabelos ou pelos sem atrofias cicatriciais, sendo reversíveis.

Tipos
Alopecia areata: causada por fatores autoimunes ou sistema emocional abalado, caracterizada por intensa queda de cabelo em determinadas áreas.
Androgenética: também chamada de calvície, é causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea, e por isso é mais frequente nos homens;
Traumática: causada pelo fato do indivíduo ter o hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou por traumatismos na cabeça;
Alopecia total (totalis): essa condição faz com que aconteça a perda de todos os fios de cabelo, mas as outras partes do corpo que contêm pelos não sofrem alteração alguma. Geralmente, é causada por herança genética, mas, em alguns casos, tem fundo emocional.
Alopecia universal (universalis): essa é uma versão mais grave da alopecia total, em que além dos fios de cabelo, a pessoa perde também todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas, cílios e pelos pubianos.
Seborreica: causada por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos;
Eflúvios: o eflúvio é um período normal em que o cabelo cai naturalmente, mas quando este mecanismo encontra-se desregulado, pode haver um período maior de queda de cabelo, que geralmente responde bem aos tratamentos clínicos.

Sintomas
Qualquer mudança no cabelo pode ser um primeiro sintoma de alopecia. Sintomas particulares a serem observados são:
Cabelo quebrando com mais frequência, indicando que novos cabelos são fracos.
Você sente que está perdendo mais cabelo do que devia.
Tufos de cabelo no travesseiro pela manhã.
Tufos de cabelo caindo quando ele é lavado.
Manchas sem cabelo no couro cabeludo.
Alteração nas unhas das mãos e dos pés como pequenos recuos, linhas brancas e perda de condição das unhas.

Causas
Alopecia pode ser causada por diversos fatores como: Uso de medicamentos, estresse, má alimentação, produtos químicos, influências genéticas, alterações hormonais, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas.

Tratamento
Primeiramente, é feita uma avaliação completa sobre o caso apresentado juntamente com exame não evasivo de tricoscopia capilar. Após esta avaliação, é montado um protocolo a ser realizado, de tratamento de acordo com o caso do cliente paciente (Ozonioterapia, reflexologia, laserterapia, argiloterapia, aromaterapia e outros).