Alta nos preços atinge prateleiras da limpeza

Em um ano de crise e de alta inflação, o consumidor se preocupa, com razão, com a alta dos preços. Diante dessa situação, a consequência é um poder de compra muito reduzido. Além disso, o problema não afeta somente os alimentos, mas, também, os produtos com segmentos de limpeza e higiene pessoal.

Entre o período de 01/06/14 à 01/06/15, os produtos de limpeza e higiene acumularam aumento nos preços, com uma média de 8%, segundo o gerente do supermercado Enxuto, loja de Cosmópolis, Antônio Carlos Fortes. Apesar de uma possível saída para os clientes ser diminuir esse impacto alternando por produtos de limpeza similares, ele diz “acredito que poucos clientes procuram por marcas similares. Até porque o consumidor pode até ganhar no preço, porém, pode perder no rendimento”, afirma o gerente.

Uma boa notícia é que os preços não tendem a continuar subindo, já que o consumo tem caído significativamente. Antônio Carlos aponta, ainda, quais os outros segmentos e setores que também sofreram impacto na alta dos preços. “Um segmento que é muito vendido e acumulou uma alta significativa foi o ramo de bebidas. Cervejas e refrigerantes tiveram uma alta acima de 20%”.

Para o profissional, além da inflação, um dos fatores que contribuíram para tamanha alta nos preços foram as despesas em geral que também ficaram mais caras. “As despesas em geral tiveram aumento e esse acréscimo acabou sendo repassado aos produtos”.

Outros fatores que também podem ter contribuído no aumento dos preços foram, além da valorização do dólar, que influencia na importação de matéria prima mais cara para as indústrias brasileiras, também o alto custo da energia elétrica, que impactou fortemente esse ano de 2015.

Antônio Carlos Fortes -  Gerente do Supermercado Enxuto

Antônio Carlos Fortes – Gerente do Supermercado Enxuto