Alta temperatura pede cuidados especiais com os animais de estimação

Os cuidados com a saúde dos animais nesse período de verão devem ser multiplicados.
O Médico Veterinário Adriano Coghi Poletti dá algumas dicas para amenizar o calor dos pets e também para prevenir o surgimento de doenças.

Dicas para amenizar
o calor do pet
“O colchonete térmico pode ser muito bem aproveitado pelo seu pet no momento de descanso. Além de ficar de bem com a temperatura, também estará confortável.
A criação de sorvetes caninos é uma ideia pra lá de genial no verão, mas, o sorvete deve ser feito com caldo de carne natural (não utilize os industrializados) e também sempre livre de sal e nenhum tipo de tempero.
Colocar gelo na água é uma dica pratica e fácil, caso não esteja com tempo de refrescar seu pet.
A tosa higiênica na parte abdominal é uma dica para deixar o pet um pouco livre da temperatura alta, pois, quando o animal se deita, faz a troca da temperatura externa para a interna. Se ele estiver com a barriga fria, irá transmitir um bom resfriamento para sua parte interna”, afirma o veterinário.

Perigos que o calor
pode trazer ao seu animal
Convulsão
Hipotermia
Diarreia
Descompensação cardíaca
Desmaio
Tremores
“Esses sinais clinícos citados chegam com mais intensidade e frequência aos animais idosos e animais recém-nascidos. Se você percebeu alguma situação não cotidiana no comportamento do seu animal, corra para a clínica veterinária mais próxima. Durante o verão e em todo o ano, sempre é bom fazer uma visita ao veterinário para uma bateria de exames”, afirma o Médico Veterinário Adriano Poletti.
Os casos relacionados a problemas cardíacos devido a sensação térmica também são relatados durante o verão.
O calor e a chuva em excesso contribuem na proliferação de mosquitos, pulgas e carrapatos, tornando os pets mais suscetíveis a uma infestação. “A prevenção é sempre o melhor remédio. Os tutores devem seguir as orientações dos Médicos Veterinários quanto a melhor

Adriano Coghi Poletti
Médico Veterinário
Clinica Vila Bicho
(19) 3882-3402

fórmula e ao prazo para aplicação do antipulgas e administração do vermífugo, considerando a rotina e o ambiente que o pet frequentará”, explica Adriano, lembrando que certas doenças ainda afetam o ser humano também.
Ao se preparar para a temporada mais quente, não se esqueça de incluir as medidas de proteção ao seu pet. Converse com seu veterinário e planeje-se para que você e seu melhor amigo possam curtir o calor com segurança.