Prática tem suas vantagens, como no caso da largura que, quando maior, garante mais estabilidade, mas, também desvantagens, é preciso ficar atento às regras

A largura do pneu influência na estabilidade do carro. (Foto: Gazeta / TV Jaguari)
Aumentar a largura da roda e diminuir o perfil do pneu pode aumentar a estabilidade do carro, fazendo com que ele rode com mais aderência ao solo. Porém, essa modificação pode implicar nos gastos gerais do carro, tanto de combustível quanto do próprio pneu.
O proprietário de uma loja especializada, Stélio Mateus Gonçalves, explica que, além de cuidados com os buracos, é preciso também ficar ainda mais atento à calibragem e fazer o rodízio dos pneus.
Para os pneus de perfil baixo, o ideal é aumentar a calibragem do pneu, de acordo com a indicação. Caso essa não esteja de acordo, Gonçalves adverte que, em qualquer buraco que o veículo passar, pode danificar a roda ou até o pneu.
Além disso, o perfil baixo deixa o carro mais ‘seco’, sacrificando o conforto do proprietário. Em contrapartida, dependendo da largura, quando essa for maior e relacionada com a medida, o carro pode ganhar estabilidade.
Tanto para acima quanto para baixo, a lei permite que utilize apenas duas medidas fora do original de fábrica.
O maior cuidado ao trocar as medidas dos pneus e rodas é tentar manter sempre o diâmetro externo do conjunto (tolerância de 3% para mais ou para menos). Caso não faça isso, além do risco de ter o consumo modificado e a leitura do velocímetro errada, a altura do automóvel em relação ao chão também pode mudar demais, causando desequilíbrio e perda de estabilidade.

Stélio Mateus Gonçalves Gerente – Multicar – Rodas e Auto Center Fone: (19) 3872- 3629
Gonçalves conta que a procura maior é pelos pneus comuns e que as rodas e pneus diferenciados ficam por conta dos jovens, principalmente, por conta da estética esportiva que a modificação garante ao automóvel.
Pneu comum
“O pneu comum, quando mudada a sua largura, pode aumentar o consumo de combustível. Isso acontece porque o carro fica mais aderente ao terreno e, consequentemente, ele fica mais pesado e aumentando o consumo”, explica Gonçalves.
Desgaste
Perfil mais baixo tende a gastar mais, sendo que um pneu normal tem uma garantia de 40 mil km ou 5 anos. Mas, isso varia de acordo com o cuidado. Se o proprietário calibra toda semana e balanceia a cada 10 mil km, fazendo o rodízio, pode durar até 100 mil km segundo o especialista.
“Agora, com medidas muito diferenciadas, com muito cuidado, o pneu chega a 40 mil km”, enfatiza. Mesmo assim, “tudo isso varia de acordo com a marca do pneu e composição da borracha”, finaliza.
O proprietário da loja indica que “o ideal é seguir o padrão do carro. Mudaria no máximo uma medida acima, mantendo a altura do carro. Um exemplo é do Palio que, antigamente, tinha aro 13. Nele, eu aumentaria para 14 afim ter maior estabilidade e conforto”.