Yasmim Lorrane de Jesus Leal destaca-se na competição, evidenciando o ensino e o esforço dos educadores da instituição
Yasmim Lorrane de Jesus Leal, 13 anos, aluna da E. E. “Célio Rodrigues Alves”, localizada no bairro Cidade Alta, conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP). “Eu achei bom, fiquei muito feliz, minha família também”, conta Yasmim. A OMASP é uma competição que desafia o intelecto dos estudantes e promove a resolução de problemas. Composta por três fases, a competição oferece uma plataforma para testar habilidades matemáticas em um ambiente estimulante e colaborativo.
Fase 1: Prova Paulista
A primeira fase, a Prova Paulista, é o início da jornada para os estudantes, com os classificados avançando para a fase seguinte.
Fase 2: Classificação Municipal
A segunda fase ocorre online e classifica os alunos em nível municipal ou regional. São premiados os melhores em cada ano/série, além dos professores, escolas e diretorias envolvidas.
Fase 3: Classificação Estadual
A fase final, também online, aconteceu em agosto e foi dividida por níveis:
Nível 1: 6º e 7º ano
Nível 2: 8º e 9º ano
Nível 3: 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio
Sobre a expectativa de desempenho, a estudante comenta: “Sim, esperava uma medalha, porque eu me empenhei e a prova estava fácil”, explica Yasmim, que também contou sobre sua afinidade com a matemática. “Sim, sempre gostei, e sempre foi minha matéria favorita, desde que comecei a escola”, conta.
A conquista da medalha de prata destaca o trabalho dos professores da escola e reforça a importância de investir na educação. “A medalha veio para mostrar o trabalho de excelência realizado pelos professores da escola. Coloca em evidência que vale a pena investir em educação, que nossas crianças são valiosas e que, se soubermos valorizá-las, só colheremos bons frutos”, finaliza a diretora Valquíria Ittner Gagliardi.