Alunas de enfermagem fazem grupo de estudo sobre a doação de sangue

Ester Dias Barbosa Moreira é cosmopolense e estudante de curso técnico de enfermagem do Senac de Campinas e representa mais três colegas do seu grupo de estudo no assunto da doação de sangue. De acordo com a estudante, já em fase de conclusão para a profissão, o grupo escolheu este tema que, inclusive, tem dados de Cosmópolis, porque acredita que as pessoas deveriam adotar a cultura da doação de sangue regular e solidária, e não somente para reposição quando amigos ou entes queridos precisam.
“A doação de sangue é um ato de amor, respeito à vida e solidariedade ao próximo. Todos os dias, acontecem procedimentos onde os pacientes necessitam de transfusão sanguínea, como: vitimas de acidentes, pacientes cirúrgicos, gestantes com anemia, pacientes com doenças crônicas graves, como Anemia Falciforme e Talassemia, além das doenças oncológicas. O sangue é insubstituível e, sem ele, é impossível viver”.
As estudantes levantaram mitos e verdades sobre o assunto que podem ajudar esclarecer e incentivar a doação. Veja:

Doar sangue dói?
Doar sangue não dói, o doador sente apenas o desconforto da picadinha da agulha, que é inevitável.

Vou ficar sem sangue?
Temos, em média, aproximadamente, 5 litros de sangue no corpo, e a quantidade doada é de 450 ml.

Gestantes e lactantes
não podem doar?
Gestantes e lactantes não devem doar, devem esperar aproximadamente o período de 12 meses. Se não for lactante, após o parto normal, é necessário aguardar o período de 90 dias; já após o parto cesárea, a espera é de 180 dias .

Idosos não podem doar sangue?
Desde 2013, a idade máxima para doadores de acordo com o Ministério da Saúde é de 69 anos.

Após doar, homens devem aguardar 60 dias para nova doação e mulheres 90 dias?
O organismo precisa de um tempo, em especial para repor o estoque de ferro, utilizado na produção dos glóbulos vermelhos; nas mulheres, o intervalo é maior em virtude da perda de ferro no período menstrual.
Ainda vale lembrar sobre a importância. “Precisamos nos conscientizar e adotar essa cultura solidária da doação regular e espontânea; entender que os bancos de sangue precisam estar abastecidos o ano todo, e não apenas em épocas específicas como as épocas de férias, onde ocorrem a maiorias das campanhas para doação de sangue.
Não é preciso esperar um parente ou amigo precisar para fazer a doação. É simples, procure o Hemocentro mais próximo porque juntos somos mais fortes. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Faça sua parte, seja um herói de alguém você também”, pontuou o trabalho do grupo na defesa desta tese.

Doações em Cosmópolis
Em Cosmópolis, as doações podem ser realizadas no CERC – Centro Especializado em Reabilitação de Cosmópolis, que fica localizado na Avenida da Saudade, 670 – no Jardim Paulista. Contudo, há dias específicos para este trabalho. A próxima coleta para doação acontecerá somente no dia 29 de março.

Nota da redação: De acordo com as estudantes, as fontes de pesquisa estão baseadas pessoalmente em Postos de Saúde e Hospitais.

 

Quem pode doar:

* Estar em boas condições de saúde.
* Ter entre 16 e 69 anos e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue ao menos uma vez antes desta idade.
* Pesar no mínimo 50 kg.
* Estar descansado (dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas).
* Estar alimentado, por isso, evitar alimentos gordurosos e aguardar 2 horas para doação.
* Apresentar documento original com foto.
* Menor de idade pode realizar a doação acompanhado de um responsável.