Aluno de Cosmópolis tem projeto sobre ‘Brumadinho’ aprovado em Simpósio de Portugal

Eliseu Rodrigues de Souza tem 21 anos de idade e é estudante de Direito na Instituição Mackenzie, localizada na área central da cidade de Campinas. Nesta semana, o aluno cosmopolense teve um Projeto, com tema sobre a tragédia na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, que aconteceu no início deste ano, aprovado para um Simpósio na Universidade de Coimbra em Portugal. O aluno, que é bolsista e sempre foi estudante de escolas públicas em Cosmópolis, pode representar o município internacionalmente muito em breve. Acompanhe:

O início
“Esse projeto foi comentado conosco através da minha professora universitária de Direito Civil, que me mandou uma mensagem apresentando o simpósio que aconteceria na Universidade de Coimbra, em Portugal. Inicialmente, achei impossível, por se tratar de uma inscrição muito cara, além, dos custos do projeto e do deslocamento. Ela me incentivou e disse que, inicialmente, não era para me preocupar com dinheiro e ‘depois a gente dava um jeito’ (risos). Então, abracei a ideia e chamei uma dupla, a Ananda Camargo de Andrade, que é da mesma sala que eu, no 4º semestre de Direito, que também abraçou a causa, mas ela não é da cidade de Cosmópolis”.

O desenvolvimento
“Passamos a buscar por temas, assuntos e pautas que pudessem nos inspirar em um projeto, quando, pesquisando na internet, vi uma notícia sobre a tragédia de Brumadinho e como isso estava afetando as pessoas. Em um determinado parágrafo, citava que a gerente de um hotel estava acabando com todo o quadro de funcionários após a tragédia, por não haver mais hospedagem no local. Nesse sentido, a padaria que fornecia o café da manhã para essa rede e outras redes de hotelaria, também estaria falindo. Daí em diante, uma cadeia. Postos de combustíveis indo a falência, mercados, açougues, fábricas manuais de rede de pesca, entre outros. Nos perguntamos, a mídia até mostra a tragédia dos diretamente atingidos, mas, e a vida dessas pessoas que, em um raio bem considerável de distância, também está sofrendo? Sabendo que isso fere vários direitos humanos e fundamentais, garantidos pela lei, se tornou nosso tema de projeto e com total aprovação para nosso objetivo”.

Portugal
Se trata do IV Simpósio Internacional de Direitos Humanos, onde a Universidade Coimbra (UC) de Portugal reuniu estudantes do mundo inteiro, cada um com seu projeto com as participações importantes do mundo inteiro, principalmente, a ONU. A chance da sequência deste projeto pode superar as expectativas, além da oportunidade de representar Cosmópolis, Campinas e o estado de São Paulo internacionalmente.

Orgulho e tensão
“A universidade, a família, os amigos, todos estão apoiando e felizes com a oportunidade. Contudo, ainda há certa instabilidade sobre esta realização, visto que as passagens aéreas e os custos para Portugal estão fora de orçamento para mim. Por isso, pedi a ajuda através das redes sociais em busca de patrocínio e contribuições”, afirma Eliseu.
(Caso tenha interesse em ajudar Eliseu, segue o contato das redes sociais no Instagram: @eliseursouza)

Currículo
Eliseu sempre foi estudante de escola pública na cidade de Cosmópolis, tendo o ensino regular concluído na Escola Estadual Alberto Fierz e a conclusão do ensino Médio na Escola GEPAN. O aluno comenta sobre gratidão. “É possível ser diferença, é possível conquistar! Escola pública tem gente que trabalha duro para dar o melhor, mesmo com limitações; aos alunos, nos cabe absorver e ser perseverantes”.
Vale lembrar que Eliseu é aluno da escola privada Mackenzie através de uma bolsa integral adquirida pelo PROUNI (Programa Universidade Para Todos).