Aluno de escola pública conquista vaga em três universidades públicas para cursar Engenharia Mecânica

Thomas escolheu iniciar sua graduação na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

https://www.instagram.com/comendadorcarlosduo/

Thomas Samuel Morais Martins é um jovem estudante que completou sua formação no ensino público e conquistou sua aprovação em três universidades públicas para cursar Engenharia Mecânica. Para ele, seu percurso acadêmico foi marcado por dedicação, superação e apoio familiar, demonstrando que sua determinação e esforço trouxeram um resultado positivo.

Thomas, que tem 18 anos, iniciou seus estudos no ensino básico na EMEB Rodrigo Octávio Langaard Menezes, em Cosmópolis, e completou o ensino fundamental na EMEF Nicolau Nolandi. Durante o período de pandemia em 2021, foi aprovado no Cotil (Colégio Técnico de Limeira), onde concluiu o ensino médio e o curso técnico em mecânica no ano de 2023. Sem frequentar cursinho pré-vestibular, Thomas optou por estudar por videoaulas online e fazer simulados e provas anteriores para identificar e aprimorar suas habilidades nas áreas de maior dificuldade. “Fui realizando simulados e provas anteriores até achar as matérias em que não havia dominado, e assim, estudava com maior foco nelas”, explica o estudante.

O jovem enfrentou desafios, como organizar seu tempo de estudo, lidar com o cansaço e controlar o nervosismo durante as provas. “A gente nunca vai conseguir estudar e dominar tudo, então foi importante saber os índices de conteúdos que mais caem e me preparar mentalmente para isso”. Com isso, ele não se deixou abater pela pressão externa, conseguiu manter o foco em seu próprio desenvolvimento e confiou em sua capacidade.

O apoio da família, especialmente de sua mãe Mariza Gabriela de Morais, foi fundamental para Thomas durante todo o processo. Sua mãe o auxiliou e incentivou, sendo uma fonte de motivação diária.

Ao receber a notícia de sua aprovação em três universidades públicas, o estudante expressou sua alegria e gratidão, compartilhando o momento com sua família. “Acredito que as emoções no momento da aprovação na Unifei foram as melhores. Fiquei animado ao ver a aprovação em casa, fui ao trabalho da minha mãe compartilhar com ela, o choro dela foi certo. Confesso que vê-la feliz e vendo algo se encaminhar assim me deixou emocionado. Logo após, fiz uma carta para minha família abrir comigo, que havia passado na Universidade em Minas Gerais. O apoio e a emoção deles foram lindos, um dos melhores momentos da minha vida”, conta.

Thomas foi aprovado na FATEC (Faculdade de Tecnologia em São Paulo), UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) e também na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), a que escolheu para realizar sua graduação.

Esta matéria foi atualizada no dia 09/04/2024, com a idade do Thomás e o nome da mãe dele. Pedimos desculpas pela falha.