Alunos cosmopolenses levam o nome da cidade para Universidades Públicas

Daielly Aparecida Oliveira e Pedro Henrique Barbosa, ambos de 17 anos, são apenas dois dos alunos destaques de Cosmópolis que se dedicaram aos estudos, traçaram uma meta e alcançaram resultados surpreendentes tanto em vestibulares quanto no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – e que abre portas para o SISU – Sistema Informatizado de Seleção Unificada do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos candidatos destaques deste exame.
Daielly alcançou a nota diferenciada de 900 pontos na redação no ENEM. “Apesar de o INEP não disponibilizar a média, só as notas das áreas, que variaram entre 600 e 700 pontos, o diferencial foi a minha redação, de 900 pontos! A partir deste ano, a Unicamp, além do seu vestibular próprio da Comvest, possibilitou a entrada através do Enem e esse é o meu objetivo para me abrir portas ou para Letras ou Pedagogia. Mas, além disso, pelo Sisu, consegui uma bolsa na Universidade Federal de São Carlos no curso de Pedagogia!”
Já Pedro alcançou o primeiro lugar no vestibular da USP no curso de Design. “Além disso, consegui uma excelente nota da redação do Enem e ainda estou no aguardo dos resultados da Unicamp, faculdade na qual prestei Letras”.
Tanto Daielly quanto Pedro sempre estudaram na rede pública de ensino e os dois afirmam que não há outro segredo para o bom resultado que não seja a dedicação aos estudos. Confira:

GAZETA: Qual foi sua metodologia de estudo para esta conquista?
Daielly: “Além de prestar atenção nas aulas que tive durante o Ensino Médio e tentar tirar o maior proveito delas, estudava em casa o conteúdo. Tive também o auxílio de apostilas de cursinhos de amigos e de vídeo-aulas online de um site pré-vestibular do qual sou assinante. Sempre gostei de estudar, nunca foi um fardo; isso pode ter sido o diferencial”.
Pedro: “Eu fazia diversos resumos a partir dos meus cadernos e de vídeo aulas da internet”.

GAZETA: Há quanto tempo vem estudando?
Daielly: “Acredito que a dedicação de todos os anos de ensino me foram úteis, mas, durante o Ensino Médio, passei a me preocupar com o vestibular, especialmente no 3º ano, que foi quando eu realmente me dediquei mais a isso”.
Pedro: “Desde o começo, do Ensino Médio”.

GAZETA: Qual a dica para quem quer alcançar grandes resultados como o seu?
Daielly: “Dedicação e foco podem ser um bom caminho, mas, acredito que a principal dica é respeitar os seus próprio limites e sua saúde mental. Estudar é importante, mas, também é importante estar bem fazendo-o”.
Pedro: “Bastante estudo e fazer uso de TODAS as possíveis formas de ensino, seja a escola em si, vídeo aulas e grupo de estudos. Outra dica é treinar bastante redação, principalmente, o gênero de dissertação, que é cobrado no Enem e na prova da Fuvest”.

Daielly, que é aluna do GEPAN, pretende seguir na carreira de Licenciatura em Letras ou Licenciatura em Pedagogia. Já Pedro, que passou pelas escolas Rodrigo e Paulo Freire e concluiu o ensino médio na ETEC Trajano, pretende se dedicar ao Design. Agora, os alunos, entre outros destaques cosmopolenses, levam o nome das escolas públicas de Cosmópolis para as grandes universidades públicas do país.
A diretora da escola estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira, o GEPAN, que teve vários alunos destaques, declarou muita satisfação. “A equipe GEPAN sente-se realizada quando toma conhecimento dos excelentes resultados de seus alunos … É como se todos recebessem um prêmio pelo trabalho realizado… O sucesso dos nossos alunos é sempre o objetivo maior de todos nós educadores!
O empenho da grande maioria dos nossos alunos prova que, ao contrário do que muitos pensam, a juventude de hoje sabe o que quer e não mede esforços para alcançar suas metas.
Nossos alunos, apesar de viverem na era da tecnologia, provam todos os anos que têm amor pelo próximo quando se dispõem a permanecerem na escola, no período contrário de suas aulas, formando grupos de estudos para todos se ajudarem mutuamente…
Estão colhendo agora os frutos de toda dedicação! Nossos parabéns a eles e a seus responsáveis que deram condições para que chegassem a esse sucesso!”

Daielly Aparecida Oliveira alcançou 900 pontos na redação do ENEM, um resultado excelente!

Pedro Henrique Barbosa alcançou o 1º Lugar no curso de Design na USP

Lucileia Dias Vieira (Vice-Diretora), Nilze Chiriato (Diretora) e Felipe Antonio (Coordenador) – Corpo Docente GEPAN