O feriado de 07 de setembro, que comemora a Independência do Brasil, aconteceu na quarta-feira este ano. O desfile da fanfarra da E.M.E.B. Rodrigo Octávio Langaard Menezes já virou tradição na cidade, e todo ano é realizado perto deste feriado nacional. Geralmente, o desfile acontece em frente à escola, na Rua Santa Gertrudes, entre a escola e a Praça Presidente Kennedy (do ‘Rodrigo’); porém, este ano, a terça-feira, dia 06, começou chuvosa, e então, o desfile aconteceu dentro da quadra coberta da escola.
A diretora da escola, Maria Cristina Pedroso da Silva Peretti, ressalta que os alunos que participam do desfile são muito perseverantes. “Hoje, nossa escola conta com 750 alunos aproximadamente, e esse projeto da fanfarra se inicia ao 3º ano; começam no ensaio cerca de 80 alunos, e depois vão permanecendo os mais perseverantes. É muito gratificante, e as crianças gostam muito”, observa.
A vice-diretora, Cintia Helena Libanori Decresci conta quando começaram os desfiles que hoje se tornariam tradição da cidade. “Os desfiles para a fanfarra sempre aconteceram aqui, mas a fanfarra foi retomada em 2003, 13 anos atrás”, informa. “Atualmente, os ensaios acontecem às terças-feiras com os alunos do período da tarde, que vêm de manhã à escola para ensaiar; e às quintas, para os alunos que estudam de manhã, e vêm à tarde. Eles são coordenados pelo professor Daniel Roberto Sokacheski, que é especialista em fanfarra”, explica a diretora.
Além de toda empolgação dos alunos e professores, elas contam que a família dos alunos os apoia muito. “Eles [os familiares] são muito participativos, e estão sempre incentivando seus filhos e os acompanhando”, afirmam elas.
Em 2014, Maria Cristina conta que a escola recebeu um convite para desfilar com a fanfarra no município de Charqueada, no interior de São Paulo, a 87 km de Cosmópolis. “Foi um sucesso. A Prefeitura de Cosmópolis cedeu dois ônibus, e foi um ônibus para os alunos e o outro, só para os pais! Inclusive, os pais acompanharam seus filhos durante o desfile fazendo uma carreata atrás deles… foi muito legal”, lembra.
Cintia afirma que, por ser uma fanfarra mirim, ela se destaca bastante em relação às outras. “Os instrumentos são menores, e os uniformes, diferenciados. Porém, como estamos há 13 anos com o mesmo uniforme para os participantes, estamos lutando para angariar fundos para reformular, atualizar esses uniformes. Este ano, adquirimos quatro liras com as verbas da própria escola”, indica ela.
“Na terça-feira (6), os alunos se apresentaram com seis cadências, e sentimos uma turma muito perseverante. Os menores, do primeiro e segundo ano, também participaram cantando músicas para o dia 7 de setembro. Eles almejam chegar ao terceiro ano para participarem da fanfarra, o que é um estímulo muito grande”, comentam a diretora e a vice.
A fanfarra é um projeto da escola Rodrigo, e não acontece somente na semana do dia 07 de setembro. “Toda vez que tem um evento diferenciado na escola, os alunos treinam e se apresentam. Tivemos, por exemplo, a caminhada do dia dos pais, a ‘Paiminhada’, e a fanfarra foi à frente se apresentando; no ano passado, no passeio ciclístico, a fanfarra também desfilou”, lembra Maria Cristina.
Elas apontam e ressaltam a importância de eventos como esse. “Além da disciplina dos ensaios e perseverança, é importante agregar esse sentimento cívico nas crianças, porque, se elas não tiverem isso na escola, onde mais terão?”, indaga ela.