Alunos da rede estadual protestam contra corte de verbas

O Ministério da Educação afirmou, na noite de terça-feira (30), que houve um bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino. O anúncio foi feito depois das reações críticas ao corte de verba de três universidades que tinham sido palco de manifestações públicas. A partir deste momento, muitas manifestações foram registradas em todo o país.
Em Cosmópolis, alguns alunos também foram às ruas. Alunos da Escola Estadual Alberto Fierz, que fica localizada no bairro Parque Ester, decidiram mostrar indignação e protestaram de forma pacífica sobre o corte de verbas.
Uma professora da instituição, que preferiu não se identificar, conta que “os alunos decidiram ir para a rua por conta dos novos planos do corte de verbas”.
Os alunos saíram às 8 horas da manhã na quarta-feira, 15, da frente da Escola Estadual Alberto Fierz e percorreram, de forma pacífica, mas, em tom de protesto, por alguns pontos da cidade, especificamente em prédios públicos, como Prefeitura, Secretaria de Educação e Câmara Municipal. Além disso, passaram pelas escolas Nicolau Nolandi (municipal), Paulo Freire (municipal) e Gepan (estadual). Passaram também pela Avenida Ester, região central da cidade, e por um tempo ainda permaneceram em frente a própria escola.
Os alunos contaram com o apoio de parte do corpo docente escolar, que acompanhou a manifestação dos alunos; alguns pais de alunos também se fizeram presentes. Em média, 60 pessoas, entre equipe, pais e alunos, participaram.