Alunos portadores de necessidades especiais participam de provas de rendimento escolar

Durante o ano letivo de 2019, os alunos do 9º ano estão sendo preparados para concluírem o Ensino Fundamental II com sucesso na aprendizagem.
Neste processo, além de todo o trabalho realizado em sala de aula, outras ações estão sendo executadas visando aprimorar ainda mais o ensino municipal. Dentre as ações desenvolvidas estão a elaboração de uma coletânea de atividades de diversas disciplinas pelos professores da rede municipal, com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para a continuidade nos estudos e efetivo aprendizado dos alunos; realização de dois simulados para o aluno se preparar para as provas externas e tradução do simulado CDS (Caleidoscópio do Saber) em libras, com a finalidade de incluir a aluna Beatriz, portadora da necessidade especial (surdez), através da produção de um vídeo em libras.
O professor Tialiton, que está na Rede Municipal de Ensino há 10 anos, e acompanha a aluna Beatriz desde o 6º ano, explica a importância e a gratificação do trabalho desenvolvido.
“O meu trabalho vai desde traduzir tudo o que o professor fala até adaptar as possíveis atividades aplicadas em sala. O primeiro e maior desafio é a aceitação, concordar que é uma criança normal, que é apenas surda. Nós estamos ali para auxiliar e incluir o aluno em sala de aula. Um dos nossos desafios é fazer com que a sala interaja com ela sem precisar do professor intérprete para que não se torne uma comunicação triangular”, relata o Professor Tialiton Pereira dos Santos, especializado em Libras e em Educação Especial Inclusiva, profissional do projeto.
Durante todo este percurso nesta unidade municipal, a aluna Beatriz conquistou amigos e uma excelente interação com todos, desde colegas a professores, através de um convívio harmônico e interativo com a escola de maneira geral.
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Cosmópolis começou, em 2004, um trabalho com o uso da linguagem em Libras, linguagem gesto-visual indicada para quem tem surdez profunda ou moderada. Havia apenas um aluno matriculado na rede quando começaram, mas, desde então, o atendimento foi crescendo e, hoje, já conta com cinco (5), professores, de Educação Especial, especialistas em deficiência auditiva efetivos com proficiência em Libras, que atendem alunos na Rede Municipal. São eles, Professor Tialiton Pereira dos Santos; Professora Carmela Efigênia Aparecida Ferreira; Professora Juliana Martins Augustino; Professora Maria Aparecida Almeida; e Professora Valkuira Pereira Penha da Silva.
Algo importante é que os professores não são apenas intérpretes. “Nosso professor é um profissional de educação especial e especialista em deficiência auditiva com proficiência em Libras. Ele não faz apenas a interpretação da Libras, ele também intervém no desenvolvimento global do aluno, porque alguns dos nossos alunos, deficientes auditivos, possuem outras deficiências como por exemplo a deficiência intelectual”, esclareceu Cecília Proença, Pedagoga e Especialista em Educação Especial.