O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – será aplicado em todo o país, inclusive, em Cosmópolis, neste fim de semana, nos dias 05 e 06, respectivamente sábado e domingo. Vale lembrar que a aplicação da prova é realizada em duas etapas. Dia 05 de novembro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo de duração da prova nesta data será de 4h30. No dia 06 de novembro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Neste dia, o tempo de duração é uma hora entendida. Serão 5h30 de exame.
Em Cosmópolis, alunos do terceiro ano do ensino médio já estão na expectativa por bons resultados e, como aliada principal, está a tecnologia em forma apoio aos estudos. Na Escola Estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira (GEPAN), alguns relataram a preparação. “O ENEM disponibiliza o site Geek Games e eu aproveitei um pouco do conteúdo que eles proporcionam… Também instalei no celular, aplicativos que me ajudam nesse sentido. Contudo, ainda acredito que o básico do Enem é a resistência e também aparecerem contas onde a resposta é óbvia, ‘pegadinhas’. Nesse caso, a interpretação é fundamental e, por isso, me preocupo com muita leitura e atualidade, já que a redação é sempre sobre a atualidade”, comentou Ariel Fernando da Silva, com 17 anos de idade.
Para Gabriela Berg Gardin, também com 17 anos, os aplicativos também foram uma boa aposta. “A tecnologia ajudou muito através de vídeo aulas, simulados e aplicativos. Mesmo assim, acredito que, basicamente, é a interpretação, ler e já entender e você poder avançar rápido ajuda bastante”.
Maria Cristina Chagas Gagliardi tem 54 anos de idade e é professora há mais de 23. Para a profissional da educação, a tecnologia bem aplicada pode realmente preparar muito bem os alunos. “Os alunos que têm interesse estão buscando; outros, precisamos incentivar mais. Vale lembrar que o ENEM abre portas, inclusive, para o PRONATEC, o ensino técnico. A tecnologia, quando bem aplicada é sempre bem- vinda, inclusive, eu, como professora, uso de vídeo aulas. A internet é um veículo que não tem como excluir mais da vida da gente, é preciso aliá-la de maneira adequada para ajudar”.
Quanto ao tema da polêmica redação, os chutes são variados: política, olimpíadas Rio 2016, consumismo infantil e até mesmo desastres naturais.
Atenção aos horários
Todos os anos, há ocorrências de alunos atrasados e desesperados após o fechamento dos portões. Por esse motivo, são necessários organização e planejamento. No Cartão de Confirmação da Inscrição, já consta número de inscrição, data e horário do Exame, local de realização das provas, a opção de língua estrangeira feita pelo aluno no momento da inscrição e mais informações. Então, é importante que ele esteja junto do aluno. O INEP, portal oficial do exame, ainda indica que o aluno verifique com antecedência na página do Participante o local de prova para o qual foi designado. Além disso, que ele faça o trajeto até o local de prova antes do dia do Exame e também que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília/DF.
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília/DF). As provas terão início às 13h30 (horário oficial de Brasília/DF). Após o fechamento dos portões, os Participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do Exame.
O que levar no ENEM
Cada Participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta. Documento de identificação original com foto e válido.
Nota da redação: Alunos do 3º ano do Ensino Médio de todas as instituições estaduais de ensino foram procurados para participação da reportagem, porém, não houve a disponibilidade.
Matenha a calma
Psicóloga explica que manter a calma é fundamental para bom desempenho:
Como os candidatos do Enem, principalmente os que são alunos do ensino médio e querem ingressar em uma universidade se sentem diante de um exame tão decisivo quanto esse?
O fato de a maioria dos candidatos estarem cursando o ensino médio é suficiente para que se sintam preocupados seufuturo acadêmico. De forma geral tanto a família quanto a sociedade acabam gerando a sensação de “pressão” emocional relacionado ao futuro promissor ou não do adolescente.
Durante a fase que antecede o exame os sentimentos mais comuns giram em torno de apreensão, expectativa e ansiedade levando em conta que é uma fase decisiva para muitos.
Qual é a importância do controle emocional na hora da prova? O que a ansiedade pode prejudicar na hora de responder às questões? E a visão de confiança, pode ajudar ou atrapalhar o candidato?
O controle emocional é fundamental no momento da prova, podemos dizer até que o resultado final é o reflexo do controle ou falta dele durante a resolução das questões.
A ansiedade é um agravante em qualquer fase porque acaba afetando as decisões que na maioria das vezes precisamos de calma e tranquilidade para que seja feito com ponderação, ou seja, no momento de grande ansiedade a resposta a determinados estímulos pode ser prejudicada alterando o resultado final desejado.
O fato de alguns candidatos se apresentarem confiantes pode ajudar desde que isso não seja de forma exagerada, afinal tudo que “foge” do limite ou controle pode ser prejudicial.
O cansaço físico ou mental também podem atrapalhar na boa execução da prova?
Precisamos de serenidade para executar qualquer tipo de ação, portanto quando o candidato se encontra físico ou mentalmente cansado o seu desempenho de modo geral é afetado.
Como deve ser a alimentação correta antes da prova? O que a alimentação inadequada pode causar ao candidato?
No dia da prova o candidato deve procurar se alimentar mantendo a dieta habitual dando preferencia à refeição leve e balanceada. A alimentação inadequada ou que “fuja” muito do habitual pode geral desconforto ao candidato e com isso atrapalhar o resultado final do exame. – Por Érica Zia – Psicóloga
Dicas do INEP
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame.
Comunicar-se verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, com outro PARTICIPANTE, durante as provas.
Portar, após ingressar na sala de provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação.
Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.
Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se em definitivo antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas.
Não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho ao terminar as provas.
Não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas.
Ausentar-se da sala de provas com o Cartão-Resposta e/ou com a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.
Não atender às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.
Não guardar, desligados, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular, quaisquer outros equipamentos eletrônicos e outros objetos.
Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro PARTICIPANTE.
Recusar-se, injustificadamente, a ser submetido à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter seus objetos revistados eletronicamente.
Não aguardar em sala de provas das 13h00min às 13h30min para iniciar as provas.
Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.
Por Érica Zia – Psicóloga