Amor à dança levou jovem a tornar-se professor de Zumba

Hoje, Alex Martinatti dá aulas toda semana na Praça do Rodrigo com intuito de propagar o que a Zumba fez por ele

A prática de exercícios físicos deve ir muito além da busca por um bom condicionamento ou melhorias na estrutura corporal. O estudante de educação física e professor de Zumba, Alexander Martinatti (Alex), de 22 anos, é a prova de que escolher algo que realmente agrada pode fazer toda diferença.
Com apenas 15 anos de idade, Alex pesava em torno de 120 kg, algo que vinha afetando sua saúde progressivamente. “Eu nunca tive problemas com colesterol alto, diabetes ou coisas do tipo, mas eu sentia muita fadiga, cansava apenas de ir à padaria na rua da minha casa. Foi aí que percebi a necessidade de mudar meus hábitos”, conta.
O jovem afirma que toda motivação e incentivo surgiram por conta própria e a escolha da Zumba foi espontânea. “Eu sempre amei dançar, mas era extremamente tímido. Dançava apenas em casa e sozinho, por isso, quando fui à minha primeira aula de Zumba, me assustei. Entretanto, eu havia gostado muito, o que me incentivou a continuar. Quando percebi, estava extremamente envolvido e cada vez mais interessado, pois, a dança engloba muitas coisas além da perda de peso. Então, chegou um momento em que eu já não possuía mais o desejo de ser apenas um aluno. Eu necessitava levar a outras pessoas tudo que havia aprendido com a Zumba, que é meu fundamento até hoje!”, explica.
Para Alex, é um motivo de orgulho perceber os efeitos da Zumba sobre sua pessoa. “Nunca imaginei que ela me faria amar a dança da forma que amo ou sequer me tornar um profissional com tanta rapidez. Hoje, sinto a obrigação de levar aos outros o conhecimento que estou adquirindo e mostrar que todo mundo é capaz de fazer o que quiser. Vejo muitas pessoas que odeiam a musculação, por isso, quero esclarecer que não é a única forma de emagrecer ou de formar um corpo legal”, afirma.

Zumba na Praça
A iniciativa de criar o projeto, segundo Alex, foi do vereador Aldenis Mateus, que o convidou para participar como professor. “Eu já havia feito cursos de Zumba e, na época, trabalhava em uma academia, mas, não como professor. De repente, surgiu essa oportunidade, e como eu já estava muito imerso na área, topei na hora”.
As aulas de Zumba são realizadas todas as segundas e quintas, das 19h às 21h, na “Praça do Rodrigo”.