Os proprietários de veículos, em sua maioria, sabem a importância de cada componente de seu carro para o bom funcionamento dele. Não é diferente com os amortecedores, um dos principais itens do sistema de suspensão.
De acordo com o mecânico e empresário André dos Santos Campos, os amortecedores são responsáveis por reduzir o impacto do veículo. “Na verdade, o que eles fazem é segurar o impacto da mola, dando conforto ao motorista e aos passageiros, além de estabilidade ao veículo. Os amortecedores trabalham em conjunto com a mola. Conforme a mola abaixa, o amortecedor a ‘segura’ para ela conseguir voltar”, detalha ele.
André informa que existem dois amortecedores dianteiros e dois traseiros em quase 100% dos carros. “Porém, existe também o amortecedor de direção, que, geralmente, é utilizado em caminhonetes por causa do peso da direção”, esclarece.
O amortecedor tem vários itens importantes a serem considerados: primeiramente, a data de validade deve ser verificada. “Os fabricantes aconselham trocar os amortecedores de dois a quatro anos (dependendo do fabricante) ou a cada 40 mil quilômetros – ou o que vencer primeiro. Mas, geralmente, existem os sintomas: o amortecedor pode ficar ‘mole’, por causa de vazamento de óleo, ou trava e fica mais ‘duro’ – coisas que o motorista sente”, explica o profissional.
O especialista afirma que sempre nas revisões completas do veículo são revisados os amortecedores, além de todo sistema de suspensão. “É verificado se eles estão segurando bem a força da mola, se estão agindo conforme seu objetivo principal, que é amortecer impactos”, observa.
O período correto de revisão dos amortecedores é de 10 mil quilômetros rodados. “Ou, quando for fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km, o proprietário do veículo pode pedir para aproveitar e verificar o sistema todo de suspensão, englobando os amortecedores”, aconselha André.
Quanto aos sintomas, o motorista vai perceber que o veículo está diferente. “Como dito antes, ou ele pode estar mais duro, ou mais mole ao dirigir. Porque, muitas vezes, os amortecedores não conseguem segurar bem as molas. Aliás, junto do amortecedor vai um kit que, muitas vezes, pode estourar. Ou a própria mola, ou amortecedor, o que gera barulhos, fáceis do motorista perceber”, finaliza o especialista.