Andar de moto na chuva requer atenção dobrada

Chuvas exigem mais atenção dos motociclistas, tanto na condução da moto, quanto para a mecânica da própria. Isso porque, caso ela esteja com itens inapropriados, podem haver grandes transtornos.
Um exemplo, segundo o proprietário e mecânico Edson Luiz Coragem, é o carburador. “Se ele estiver muito sujo, vai dar problema, a moto vai parar na chuva e, às vezes, as pessoas pensam que é um problema de faísca ou de gasolina, mas, na verdade, é o carburador”.
Ele indica que os itens, como carburador, filtro de ar, óleo, bateria, válvula, corrente e pneus devem ser frequentemente checados, limpos e regulados. “A corrente deve estar sempre esticada, pois, caso ela esteja com folga, pode cair e travar a roda e, com isso, o motociclista vai cair”. Para evitar muitos desses problemas, Coragem recomenda que seja feita uma revisão básica a cada 4 a 5 mil quilômetros.

O motociclista
O condutor da moto também deve tomar cuidados durante a chuva. Coragem indica que uma roupa adequada para chuva é essencial, principalmente, para aqueles que dependem da moto ou que realizam viagens.
Outro componente que não pode faltar no armário de quem anda de moto é a luva, seja em dias de chuva ou em tempo seco.

Edson Luiz Coragem
Proprietário – Mecânico
Corage Motos
Cel: (19) 98179-3063

Um capacete bom garante a boa visibilidade, viseira riscada ou manchada não deve ser usada.

 

Cuidados ao pilotar na chuva
1 – Por causa da sujeira no piso, vale a pena tomar mais cuidado nos primeiros minutos de chuva, quando existe risco da moto escorregar. Portanto, não se deve subestimar qualquer tipo de chuva, mesmo as leves.
2 – Sob chuva, deve-se adotar uma postura adequada na moto. Nas curvas abertas e fechadas, o ideal é não inclinar o corpo demais; a inclinação da moto deve ser a mínima possível.
3 – Reduzir a velocidade e evitar desvios repentinos também são recomendações para pilotar moto na chuva, bem como usar o chamado freio motor e nunca fazer movimentos bruscos, o que pode causar desequilíbrio da motocicleta.
4 – Manter uma distância segura do carro da frente e usar a trilha deixada pelos pneus dos carros é outra dica para quem tiver que pegar chuva a bordo de uma moto.
5 – Sempre deve-se verificar o estado dos pneus para estar sempre preparado para se pilotar uma moto na chuva, caso contrário, o risco de acidente é grande.
6- Evitar transitar na faixa pintada, pois, essa apresenta menor aderência no solo, aumentando a chance de deslizamento.