Ele identifica problema no varejo físico e depois transforma em oportunidade com empresas digitais que inovam no mercado
A trajetória do cosmopolense André Garcia, de 44 anos, no empreendedorismo digital começou ao perceber um problema comum no varejo físico: o estoque parado. “Eu percebi uma dor dentro da nossa loja de materiais de construção Serra Nova, que era o estoque parado, produtos que tínhamos comprado, mas não estávamos vendendo da maneira que gostaríamos”, conta ele. O estoque imobilizado ocupava espaço e representava um investimento sem retorno imediato.
Para entender se o problema era exclusivo, André saiu em busca de informações com outros lojistas. “Descobri que o estoque parado era uma dor comum e, muitas vezes, o produto era certo, mas estava na loja errada. Isso me deu a ideia de centralizar os produtos de várias lojas em um único site”, conta.
Do Facebook ao primeiro marketplace
O primeiro passo para solucionar o problema foi simples e acessível. “O Estoque Parado, que atualmente leva o nome Estoque da Consrução, não nasceu como um marketplace completo, ele começou como uma página no Facebook”, explica André. “Percebemos o interesse dos consumidores e, em vez de criar um site do zero, contratamos um pronto por R$80 mensais”, conta.
A estratégia deu certo para o empreendedor. “Em menos de 30 dias, estávamos validando o modelo de negócio e começando as primeiras vendas. Com o tempo, fomos adaptando e investindo conforme o negócio crescia”, esclarece.
Com o aumento das vendas, o desafio passou a ser a estrutura necessária para atender os clientes. “Quando percebemos que estávamos no limite da nossa capacidade, recebemos investimento e começamos a focar mais pesado no negócio”, explica André.
“Antes do Estoque Parado, tentei criar uma empresa digital sem validar a ideia, o que me custou tempo e dinheiro. Se pudesse voltar, teria testado mais antes de investir”, confidencia Garcia.
Para André, o sucesso no digital não depende apenas de grandes investimentos. “Hoje, começar um negócio no digital não precisa de muito dinheiro. O importante é conhecer bem o perfil do seu cliente e usar as plataformas de maneira inteligente”, aconselha.
Ele ainda reforça a importância de validar ideias antes de investir grandes somas. “Comece pequeno, teste seu produto ou serviço, e só depois escale. Nós começamos com um site de R$80 por mês, e isso foi suficiente para validar nossa ideia e garantir que estávamos no caminho certo”, conclui.
Atualmente, além da Estoque da Construção, André é criador da Kitbaco e sócio na Serranova.