A entrevistada desta semana é a Neuropsicopedagoga Andréa Valente Melanda, que ama a profissão e se sente realizada.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Há quanto tempo você está em Cosmópolis?
ANDRÉA: Atuo em Cosmópolis há 10 anos; todos esses anos foram relacionados à educação.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi a escolha da sua profissão? Por que você fez essa escolha?
ANDRÉA: Iniciei minha carreira como professora na educação básica e logo me especializei em Psicopedagogia e Neuropsicologia Infantil. Escolhi a profissão de Neuropsicopedagoga, pois, atuando como professora, as dificuldades encontradas na sala de aula traziam grandes inquietações, alunos desmotivados, dificuldades no processo de aprendizagem… enfim, sentia a necessidade de aprofundar em conhecimentos para entender o desenvolvimento do cérebro e seu processo de aprendizagem podendo, então, atuar de forma mais efetiva.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Se você não tivesse seguido essa profissão, qual outra você acha que seguiria?
ANDRÉA: Não me vejo atuando em outra área, até porque Psicopedagogia sempre foi meu sonho. Talvez Psicologia, pela proximidade com a Psicopedagogia.
GAZETA de COSMÓPOLIS: O que Cosmópolis significa para você?
ANDRÉA: Cosmópolis é uma cidade acolhedora e apresenta grande oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional, que vem de encontro com as necessidades da população.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Você tem um hobby? Qual é?
ANDRÉA: Sim, adoro jogos de estratégias, caminhada e, principalmente, estudar.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual é a pessoa que você mais admira? Por quê?
ANDRÉA: Meu marido, pelo exemplo de dedicação, paciência e apoio.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual foi a melhor viagem que você já fez?
ANDRÉA: As idas à maternidade, com toda certeza! Muita emoção, alegria extrema e o retorno então…. trouxe o maior tesouro que alguém pode desejar… os FILHOS!
GAZETA de COSMÓPOLIS: Já pensou em participar da política cosmopolense?
ANDRÉA: Não penso em atuar na política. Porém, como educadora, pretendo sempre trabalhar na conscientização do saber votar, além de avaliar as pessoas que irão nos representar.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Se você tivesse direito a fazer um pedido que fosse realizado, qual seria esse pedido?
ANDRÉA: Que todos tenham acesso a um ensino de qualidade, que desenvolvam a capacidade de criar, inovar, pensar criticamente e elevar a autoestima.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Um sonho que ainda não realizou:
ANDRÉA: O meu maior sonho, depois de ser mãe, está se consolidando através da recém inaugurada escola SUPERA Ginástica para o Cérebro.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Considerações finais ou frase/pensamento final.
ANDRÉA: “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõem”. Jean Piaget.