Antigas excursões: vamos relembrar?

Destinos como Aparecida/SP, Pirapora do Bom Jesus/SP, praias, são exemplos de lugares bastante procurados

Em meados das décadas de 1970 e 1980, a demanda era grande; era fretado um ônibus que passava nos pontos pré-estabelecidos pelo organizador da excursão. Muitos dos passeios eram religiosos.
Destinos como Aparecida/SP, Pirapora do Bom Jesus/SP, praias, são exemplos de lugares bastante procurados.
Para o destino de Aparecida, por exemplo, o ônibus passava nos pontos combinados já na primeira hora do dia, para que os romeiros tivessem tempo de aproveitar a cidade.
Anterior aos ônibus, existiam as jardineiras, que transportavam nos anos 1940 e 1950, época em que as rodovias eram bem diferentes do que temos hoje.

Juliana Schionato,
Comerciante

A desvantagem da jardineira era ser menos ágil e confortável que o ônibus, segundo a minha avó.
Coisas inesquecíveis das excursões: atrasos e horas de espera no ponto combinado, o forte odor que se propagava do salgadinho quando alguém abria o pacote no ônibus, o tradicional frango com farofa que alguns levavam, o compartilhamento de café, as novas amizades… Interação social total.
As crianças brigavam para ir na “janelinha” e tão pouco havia cintos de segurança disponíveis para os passageiros.
A captura de momentos durante a viagem era feita principalmente com câmeras fotográficas analógicas. As pessoas tiravam fotos em filmes fotográficos e a revelação das imagens ocorria posteriormente.
Seja nas décadas das jardineiras ou nos dias atuais, como os ônibus, todos que iam às excursões tinham boas histórias pra contar, e sempre valeu a pena.