O jovem empreendimento já expandiu suas instalações em duas oportunidades e elevou a participação da região de Holambra no mercado nacional de flores e plantas
Ao completar cinco anos de funcionamento nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, o Ceaflor se destaca como o maior e mais completo mercado de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração do país. Com investimento em infraestrutura na ordem de R$ 110 milhões, sua chegada no Circuito das Flores (Holambra, Jaguariúna e Santo Antônio de Posse) ampliou a participação da região no mercado nacional de 48%, para 70%. Idealizado por um grupo de empresários e produtores com grande experiência no setor, o centro comercial movimenta a economia regional ao gerar 1.600 postos de trabalho, sem contar os trabalhadores dos sítios e das fábricas ali representadas e empregos indiretos.
A diversidade de produtos e a variedade de flores e plantas ornamentais oferecidas explicam o sucesso do empreendimento. Os atuais 946 boxes comercializam acessórios e produtos cultivados na região de Holambra e em diversas cidades do estado de São Paulo, além do Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Apesar de um grande volume de produtos comercializados ser destinado ao mercado atacadista, compreendido por garden centers, supermercados, floriculturas e empresas de decoração e paisagismo, o CEAFLOR é aberto também ao varejo.
Cinco anos e duas expansões
O Ceaflor guarda uma história inspiradora e recheada de desafios. Quando foi inaugurado, em 2019, funcionou apenas cinco meses até a chegada a pandemia. Mas a ideia era tão boa para o setor de flores e plantas como um todo, principalmente na questão logística, que o mercado só cresceu. Ao completar um ano, já anunciou a ampliação necessária para suportar a demanda e aumentou de 676 boxes iniciais para 946, além de construir um novo píer de carregamento que acrescentou mais 208 às 190 vagas para caminhões em docas. Em 2024, atendendo mais uma necessidade dos locatários, inaugurou, também, uma área de depósito de produtos, com 16 espaços de 200m² cada um.
Hoje o Ceaflor está instalado em um terreno de 228 mil m², com 69 mil m² de área construída e conta com 450 empresas, entre produtores e comerciantes, que ali vendem seus produtos.
Localização beneficia a logística do setor
O centro comercial está localizado junto ao maior polo de comercialização de flores do País, com acesso fácil a importantes rodovias que cortam São Paulo e próximo do aeroporto de Viracopos. Além da infraestrutura de primeiro mundo, o fato de concentrar em um só lugar grande parte dos produtos que movimentam o setor de floricultura, decoração e paisagismo, o Ceaflor agilizou o dia a dia dos clientes. Para um atacadista que abastece regiões distantes, essa concentração de produtos poupa deslocamentos e tempo de abastecimento, podendo representar até um dia a menos de viagem. Quando se trabalha com produtos perecíveis, como flores e plantas, esse tempo pode representar também mais qualidade e preços melhores para o consumidor final.
Paisagismo e acessórios
O mix de acessórios para floricultura, jardinagem, decoração e de produtos para paisagismo do Ceaflor tornou-se o mais completo do mercado nacional. No paisagismo, a presença de produtores de regiões diversas do Brasil garantiu a oferta de árvores exóticas, frutíferas e nativas para reflorestamento, palmeiras, além de folhagens e arbustos diversos para ambientes internos e externos.
Nos acessórios, são 241 boxes que oferecem tudo que é necessário para a floricultura e paisagismo, como cachepôs, papeis, fitas e palhas; cestas e baús em vime, palha e madeira; ferramentas para jardinagem e paisagismo; vasos para decoração e paisagismo, flores e folhagens desidratadas e artificiais; pedras ornamentais, substratos e fertilizantes, cascas de pinus e terra vegetal; velas em geral, entre outros.