Aos 45 anos de idade, Rosane conta parte de sua trajetória e explica o que a levou a seguir o ramo empresarial

Esta semana, a GAZETA de COSMÓPOLIS realizou uma entrevista com a comerciante Rosane Decresci. Aos 45 anos de idade, Rosane conta parte de sua trajetória e explica o que a levou a seguir o ramo empresarial.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Há quanto tempo você mora em Cosmópolis? Conte com detalhes como foi a sua adolescência.
Rosane Decresci: Nasci em Campinas, mas sempre morei em Cosmópolis. Minha adolescência aqui foi maravilhosa. Esta cidade sempre me proporcionou coisas incríveis para fazer. Eu era apaixonada pela Albatroz antigamente. Aquele lugar marcou minha adolescência de uma forma muito intensa, já que era um ponto excelente para encontrar amigos, principalmente, no sábado à noite. Eu adorava ficar na Praça do Rodrigo com meus amigos. Tenho muita saudade daquela época.

GAZETA: Como e por que escolheu trabalhar com comércio?
Rosane: Eu sempre quis ser assistente social e trabalhar com projetos do tipo. Mas, na época, eu havia passado na PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), aonde o curso ia muito além do meu orçamento.
Passado um tempo, descobri que eu gostava de ser vendedora, por isso, escolhi a área do comércio. Por conta disso, comecei a correr atrás de cursos na ACICO, que sempre proporcionou muitas palestras sobre a área. Busquei aprender coisas novas, principalmente, no que se trata de atendimento ao público.
Amo trabalhar com pessoas! Amo ajudá-las a escolher algo bonito e que combine com elas. Isso sempre se relaciona a momento de felicidade para o consumidor e eu fico muito grata por fazer parte desses momentos. Eu amo o que eu faço. Não sou apenas comerciante, sou vendedora, balconista, atendente, sou tudo!

GAZETA: Como foi o começo da sua carreira? Há quanto tempo começou na área?
Rosane: Meu primeiro emprego foi no Magnun, com Nelson Matsunaga. Foi ótimo trabalhar com ele. Logo em seguida, fui trabalhar na Utilar, como caixa. Fiquei lá por dois anos. Quando saí, fiquei um tempo bem curto no Enxuto, que logo troquei pela Loja Vitória, onde trabalhei como vendedora por cinco anos. Meu pai acabou montando a loja Decreci & Decresci, para mim e para a minha irmã Sandra, onde ficamos por 16 anos.
Atualmente, estou em sociedade com o Marquinhos, da loja Vitória & Rosane Multimarcas, no segmento de vestuário feminino, masculino e infantil em todos os tamanhos.

GAZETA: Por que, antes de comerciante, possuía o desejo de ser assistente social?
Rosane: Eu sempre tive comigo o desejo e o gosto por ajudar o próximo. Por isso, antes de seguir de vez a carreira de comerciante, eu queria muito ser assistente social. Apesar disso, hoje não me vejo em outra profissão. Como já disse anteriormente, amo o que faço.

GAZETA: Conte sobre o seu trabalho na ACICO.
Rosane: Faço parte da ACICO como conselheira. Lá, faço parte de reuniões, escolha e implantação de projetos, etc. Faz muitos anos que entrei na instituição; não consigo me recordar há quanto tempo estou colaborando com eles.
Eu sempre tive em mente o desejo de participar de alguma entidade do tipo, mas só me coloquei à disposição quando percebi que realmente poderia ser frequente em reuniões e palestras.

GAZETA: Você acredita ser importante fazer cursos sempre?
Rosane: Fiz vários cursos de vendas. Já vi muitas palestras também, que é o que mais me interessa. Cada curso que faço e cada palestra que assisto são importantes, pois aprendo muita coisa. É ótimo e de extrema necessidade me atualizar na área que gosto.

GAZETA: Qual seu conselho para as pessoas que querem entrar na área de comércio?
Rosane: Para quem deseja abrir um comércio é importante estudar muito, principalmente, no que diz respeito à cidade. Saber o que o município comporta e o que precisa ajudam muito nesse sentido. É preciso ter uma boa estrutura e muita boa vontade. Procure adquirir experiências antes de abrir um negócio. Veja o que a cidade precisa de verdade, para não ser só mais uma loja no meio de várias já existentes. Tente inovar e chamar o público para a sua loja.

GAZETA:Você tem um hobby? Qual é?
Rosane: Não tenho um hobby em específico. Tenho apenas momentos que aprecio muito, como estar com minha família, meu noivo. Amo passear e conhecer pessoas novas também!