Aos 64 anos, Sérgio Zanelatto pedala até Aparecida do Norte anualmente

Sérgio de Jesus Zanelatto, 64 anos FOTO: Gazeta de Cosmópolis

O motorista e proprietário da companhia de vans Z&T Transportes e Locações, Sergio de Jesus Zanelatto, de 64 anos, também pode ser considerado um verdadeiro amante do ciclismo.
A idade nunca se mostrou um empecilho para que o aposentado entrasse em grupos de ciclistas como o 40+ e a Galera do Pedal. “Sempre tive bicicletas, mas nunca havia pensado em levar o ato como um esporte. De uns três anos para cá, comprei uma ‘bike’ melhor e comecei a pedalar para valer”, explica.
Segundo Sérgio, as maiores mudanças que viu em si mesmo após iniciar o exercício foi uma enorme melhoria na saúde. “É importante ter isso na vida, principalmente, para mim, que trabalho dirigindo por muitas horas”, pondera.
E iniciar estas atividades levou o aposentado a participar de viagens à Aparecida do Norte, um dos maiores marcos em sua vida como ciclista. Os projetos são realizados por uma entidade, e Sérgio Zanelatto afirma que passou a comparecer com grande frequência a estas viagens. “São 342 km até lá, e nós chegamos em 4 dias. Vamos por trilhas, no meio da floresta. Paramos para descansar na comunidade e, no outro dia, voltamos para a estrada. É cansativo, mas, a recompensa de ver aquela cidade vale muito a pena”, comenta.
A viagem sempre é agendada para o feriado de Corpus Christi, independente do mês que caia. “Da última vez, fomos em 80 ‘bikes’. O número só cresce e comparecem pessoas de todas as idades. Eu fui o mais velho por um tempo, até pedalarmos com um senhor de 70 anos (risos)”, disse.
Apesar de cansativo, o ato sempre se mostra extremamente gratificante para um católico praticante, como se considera Sérgio. “A gente volta já querendo o próximo (risos)”, conclui.