Aos 66 anos, Paulinho Tavano partiu para a morada celestial

Ele pediu ao médico, antes de ser entubado, que queria fazer uma oração, que foi: “PAI, minha vida está em suas mãos e que Sua vontade seja feita”.

Na segunda-feira (10), às 09h51, o cosmopolense Paulo Tavano, mais conhecido como Paulinho Tavano, faleceu vítima de COVID-19. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia, lutando contra a doença. Seu velório aconteceu na terça-feira (11), às 10h30, com a presença de poucos familiares devido às restrições sanitárias impostas pelo período da pandemia do Coronavírus.
De acordo com a família, “ele ficou sabendo da Covid pelo teste feito no dia 09/04/21; foi internado no dia 22/04/21 e entubado na madrugada do dia 26/04. Ele pediu ao médico, antes de ser entubado, que queria fazer uma oração, que foi: “PAI, minha vida está em suas mãos e que Sua vontade seja feita”.
Acompanhe um pouco da trajetória do músico, químico industrial e empresário, que se converteu para o Ministério de Deus nos últimos 20 anos.

PAULINHO TAVANO
Paulinho sempre foi, desde criança, uma pessoa curiosa, ativa, com características de um gênio e de um líder. Ainda pequeno, com menos de 10 anos, já tinha vários interesses, lia artigos em revistas que falavam sobre descobertas científicas e curiosidades da natureza e isso perdurou através da adolescência e mesmo na fase adulta. Ainda adolescente, começou a estudar violão na Escola de Música da Paróquia de Cosmópolis e desenvolveu uma paixão pela música, que ele levaria para toda a vida. No entanto, estudou na escola por apenas alguns meses e, depois, seguiu aprendendo e se aprimorando por conta própria, tornando-se um exímio violonista e guitarrista. Quando tinha um interesse, colocava todo o seu foco e empenho em descobrir mais e, quando possível, fazer, consertar, fabricar e produzir algo a respeito do seu interesse. Uma das suas primeiras construções foi um carrinho de rolemã com 3 assentos, no qual levava até suas tias para um “passeio” rua abaixo.
Ainda na sua adolescência, com 15 anos, se interessou avidamente por naves espaciais e foguetes, quando assistiu, em 1969, a chegada de uma nave americana na lua. Estudou sobre foguetes com afinco, até que começou a construí-los na garagem da casa de seus pais. Juntou uma equipe de amigos, dentre os quais o Nato Tonussi e, ao longo de poucos anos, construíram diversos foguetes, cada vez maiores e mais sofisticados, misturando vários componentes químicos que serviam de combustíveis. Soltaram diversos destes foguetes na área próxima à Represa , os quais voavam cada vez mais alto e, finalmente, um deles subiu e não foi mais visto. Neste meio tempo, ele e Nato construíram uma emissora de rádio na mesma garagem e faziam programas de reportagem e música diariamente, até que a fiscalização municipal descobriu e impediu o funcionamento da rádio. Seus pais, Paulo e Lourdes, sempre deram força à sua criatividade e o motivavam quando precisava de materiais ou recursos. Ele e seu pai construíram sua primeira guitarra elétrica, desde a confecção do corpo em madeira até a armação dos componentes elétricos, que compraram em partes. Como ficou orgulhoso daquela guitarra, com a qual tocava cada vez melhor! Assim, muito jovem, atraiu a atenção do músico Luiz Gallani, que o convidou para integrar seu grupo musical. Depois disso, participou ainda de vários outros grupos, destacando o Espectro Contínuo, que tinha no grupo sua irmã e 2 primos, além de outros amigos.
Quando terminou o que era chamado de “Ginásio” (equivalente ao período do 4º. ao 8º. ano escolar, já tinha um interesse muito grande pela área de química, o que o levou a ingressar e cursar no Colégio Técnico e Industrial Conselheiro Antonio Prado (COTICAP) , hoje ETECAP. O conhecimento adquirido o levou a fundar, mais tarde, uma empresa de construção de materiais em fibra de vidro.
Em 1980, Paulinho abriu um bar musical em Cosmópolis, chamado “Café Melodia”, onde serviam vários tipos de café e onde trazia shows de diversos artistas e músicos da cidade e da região. No ano seguinte, abriu uma filial com o mesmo nome em Campinas.
Paulinho conheceu sua esposa Luzia, mais conhecida como Huda, no ano de 1980. Ela veio de Americana para conhecer o Café Melodia em Cosmópolis, um lugar muito agradável e com excelentes músicas. Naquele lugar, eles se conheceram e, por fim, se casaram em 31 de Outubro de 1981.
Tiveram filhos e netos. Paulo, além de músico, era químico industrial, empresário na cidade de Cosmópolis. Há 34 anos, Huda teve seu encontro com JESUS . Depois de alguns anos, Paulo foi em um jantar da ADHONEP, uma associação de homens de negócios que promove eventos e palestras de homens de negócios que tiveram sucesso em suas vidas, e lá ele recebeu o amor e a paz de DEUS em seu coração. Posteriormente, ele se tornou o diretor regional da ADHONEP.
Uma nova fase começou em suas vidas e família. Durante uns 10 anos, eles cuidaram de crianças e adolescentes abandonados e maltratados, em um projeto chamado Resgate Vida, uma casa abrigo, situada na Avenida da Saudade, em frente à Escola Ximena.
Depois, foram ungidos pela Pastora Salvadora de Oliveira para pastorear uma igreja evangélica em Holambra, a Igreja Pentecostal do Evangelho Pleno. Como ele sempre foi muito musical, ele passou a fazer parte do ministério de louvor da Igreja, e exerceu, com muito amor e gratidão, o ministério que Deus deu a ele nos últimos 20 anos.
(Texto fornecido pela família)

Homenagem
“Queridos amigos, infelizmente, não somos eternos na terra, mas cremos na eternidade no CÉU e que todos os que creem em JESUS viverão na casa do PAI. O Paulinho já está ocupando o seu lugar, guardemos a fé em Cristo Jesus e chegaremos lá, e reencontraremos o Paulo para viver toda a eternidade!”
Homenagem dos familiares