APAE promove 2ª Caminhada da Inclusão em Cosmópolis

Na manhã de domingo, 22, aconteceu, em Cosmópolis, a 2ª Caminhada da Inclusão, promovida pela APAE de Cosmópolis. O evento é em alusão ao mês ‘Setembro Verde’ e ao dia 21, quando celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A caminhada teve início por volta das 10 horas da manhã com partida da Praça do Rodrigo.

Data
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.

O percurso
Com percurso de aproximadamente 3 km, desde a saída, Praça do Rodrigo, até a linha de chegada no CERC (Centro de Reabilitação) da cidade de Cosmópolis, pela Avenida da Saudade, a Caminhada teve a participação da maioria dos alunos e seus familiares, incluindo amigos e apoiadores da causa. Aproximadamente, 200 pessoas participaram do ato.

Crescimento
De acordo com Edneia Dolores dos Santos Arrebola Fernandes – presidente da APAE de Cosmópolis – houve um número maior de pessoas e um crescimento no evento. “Foi algo maior do que no ano anterior. Nesta edição, tivemos apoio de carro de som, apoio da Academia Stética, com professor de Educação Física, que ajudou muito na animação e empolgação dos nossos participantes. Teve aquecimento com dança e eles gostam muito disso! Ficam felizes!”

Tradição
De acordo com Edneia, a intenção é fazer deste evento de inclusão uma tradição para o município e tornar cada vez mais estruturado. “É preciso abrir a APAE, dar uma cara nova, é bom para eles e bom para que pessoas de bem abracem esta causa que é tão importante. Além disso, nossos alunos produzem artesanatos que podem ser comprados em prol da causa da APAE, que sempre precisa custear com manutenções e tem dificuldades”.

Eleições
Em 28 de novembro deste ano, acontecem as eleições para a presidência. Edneia concorre novamente com uma chapa ainda a ser estruturada. Os trabalhos continuam normalmente e, em janeiro de 2020, a chapa melhor votada assume os trabalhos.

Edneia Dolores dos Santos Arrebola Fernandes – Presidente da APAE