APAE promove carreata em apoio à campanha ‘Setembro Verde’

Movimento acontece durante todo o mês e tem a finalidade de conscientizar sobre a importância da inclusão social de pessoas com deficiência

A população brasileira de pessoas com algum tipo deficiência, segundo o último levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, é de pelo menos 45 milhões de brasileiros, o que representa quase 25% da população total.
Diariamente, elas enfrentam diversas dificuldades, como falta de acessibilidade, preconceito e exclusão social.
Nesse cenário, o dia 21 de setembro é uma data extremamente importante, pois é quando se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Para reforçar a importância dessa causa, surgiu a campanha chamada ‘Setembro Verde’. O movimento acontece durante todo o mês de setembro e tem a finalidade de conscientizar sobre a importância da inclusão social de todo esse grupo.
Com o intuito de ajudar nessa jornada do Setembro Verde, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cosmópolis está organizando uma carreata, onde todos poderão participar e atrair a atenção de toda a cidade para o mês da inclusão.
De acordo com Edneia Dolores, Presidente da APAE, cartazes com a arte que convida a todos foram colocados em diversos pontos da cidade para que o máximo de pessoas participem. O evento também contará com a presença de grupos de ciclistas, de alunos que frequentam a entidade e tanto o ônibus quanto os demais veículos da APAE já foram enfeitados e estão preparados para a carreata.
Ainda segundo Edneia, a APAE é uma associação que beneficia muitas pessoas com deficiência de toda a cidade, diariamente com atividades de inclusão, educação, assistência social, proteção, capacitação e desenvolvimento, atenta para a importância da mobilização e participação no Setembro Verde. “A carreata tem o objetivo de mostrar a todos a importância da inclusão das pessoas com deficiência. Convidamos todos para a carreata, que vai ocorrer no domingo, dia 26/09. É importante que todos participem vestidos de verde ou com qualquer acessório da cor que simboliza o movimento. É imprescindível usar máscara. O ponto de partida será na Praça do Rodrigo, às 9 horas da manhã”, finaliza.