Apenas comece

Rodrigo Bueno (Cebola), saxofonista e evangélico da Igreja Assembleia de Deus Madureira (Cosmópolis)

Em uma planta industrial, numa das obras que trabalhei, o encarregado de andaimes recebeu do coordenador de manutenção a ordem para desmontar uma estrutura gigantesca de andaime montada sobre um dos reatores dos módulos de produção da fábrica. O encarregado ao se deparar com o tamanho da estrutura e a quantidade de serviços, retrucou dizendo: “Chefe, estamos com uma quantidade reduzida de montadores, e será praticamente impossível terminar todo o serviço. Ao que o coordenador lhe respondeu: “Não mandei terminar, mandei começar, apenas comece”.

Fato semelhante aconteceu em Washington D.C., quando o presidente norte americano John F. Kennedy ordenou que um carvalho fosse plantado no gramado da Casa Branca. O jardineiro contestou dizendo que a árvore levaria mais de 10 anos para crescer. “Eis aí a razão para o plantio” encorajou o presidente: “plante-a hoje”.

A condição ideal para se construir uma grande casa é cravar a primeira sapata, porque não se percorre grandes distâncias sem antes dar o primeiro passo, portanto, não deixe que o tamanho da tarefa, a distância a ser percorrida ou a longevidade dos anos de maturação o impeça de começar, apenas comece.

Por isso o sábio Salomão nos adverte: “Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”, ou seja, quem fica esperando por situações que lhe sejam favoráveis, nunca começará nada. A capacidade de aproveitar oportunidades, decidir e agir, mesmo quando as coisas não estão milimetricamente alinhadas é o que vai levar sua vida para níveis mais altos de realizações e conquistas, portanto, apenas comece.

Por Rodrigo Bueno
Técnico em Metalúrgica e Soldagem, Professor e Inspetor de END, Músico e Saxofonista Igreja Assembleia de Deus Madureira